terça-feira, 29 de abril de 2014

Consumidor pagará mais caro por conta de luz

Os consumidores residenciais pernambucanos vão ter um aumento de  17,51% na conta de energia a partir do próximo dia 29. O que mais contribuiu para puxar o reajuste para cima foi a energia produzida pelas térmicas, que é mais cara do que a gerada pelas hidrelétricas.Os grandes consumidores, como as indústrias de grande porte terão um reajuste de 17,86%.
O reajuste médio ficou em 15,99. Os próprios diretores da Aneel disseram que o aumento é "preocupante". Ele significa quase três vezes a inflação registrada nos últimos 12 meses. No entanto, o diretor da Aneel alegou que o atual reajuste é o resultado do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e o uso da energia das térmicas.
Segundo o relator do processo, André Pepitone, os pernambucanos estão pagando o mesmo custo que pagavam pelo megawatt-hora em 2009, cerca de R$ 350.

O que mais fez o preço da energia subir foi a pouca chuva do Sudeste do País, região responsável por 70% dos reservatórios das principais hidrelétricas do País.

FONTE: JC ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...