terça-feira, 11 de setembro de 2012

DISQUE DENÚNCIA PASSA A FUNCIONAR PELA INTERNET EM PERNAMBUCO

Disque Denúncia passa a funcionar pela internet em Pernambuco

Promessa é de que o sigilo dos denunciantes será mantido.
Expectativa é de um aumento de 40% nas informações.

Do G1 PE
A partir desta terça-feira (11), o serviço do Disque Denúncia, que recebia informações apenas por telefone, será ampliado. O novo projeto possibilita que qualquer pessoa faça a denúncia pela internet, ajudando a polícia a prender mais criminosos, identificar pessoas que cometem delitos ou, pelo menos, ter informações sobre eles. A promessa é de que o sigilo dos denunciantes será mantido.

O lançamento da nova página acontece em Caruaru, a partir das 9h30, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. Com a experiência nova, que em breve deve chegar a todo o Brasil, a expectativa é de um aumento de 40% nas informações recebidas. “[A ideia] surgiu diante da necessidade de melhorar a qualidade da denúncia; trazendo uma denúncia mais completa, que trouxesse mais subsídios para que a investigações fossem mais completas”, contou Carmela Galindo, superintendente do Disque Denúncia em Pernambuco.

O projeto já havia sendo idealizado pelas polícias pernambucanas e desenvolvido há alguns meses. Através de uma parceria com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi possível garantir o sigilo das informações. “Quando a informação chegar, vai para um servidor internacional, depois volta ao servidor local. Nesse momento, não será armazenada nenhuma informação de quem postou a denúncia; não é rastreado [...] Pode postar sem risco de ser identificado”, garantiu Carmela Galindo.

No novo portal, a pessoa vai escolher o tipo de crime – homicídio, tráfico, violência doméstica, poluição sonora e outros tipos de crime. Em seguida, a pessoa vai adicionar informações, como a localidade. Também serão preenchidos um questionário e um relatório com a denúncia. O pagamento de recompensas continua, variando de R$ 100 a R$ 10 mil, e as denúncias por telefone também permanecem: no Recife e Região Metropolitana pelo 3421-9595 e no Agreste e Zona da Mata pelo 3719-4545.

Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS.
tópicos:

Fonte: JC Online / NE10 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alemães presos por fazerem saudação nazista em frente à casa onde nasceu Hitler

  Quatro cidadãos alemães foram presos em Braunaum am Inn, na Áustria. Eles estavam prestando homenagens ao ditador Adolf Hitler, em frente ...