segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DANIEL COELHO CRESCE E JÁ APAVORA O PT



A Folha de Pernambuco vai divulgar uma pesquisa amanhã (hoje) que cai como uma bomba na campanha de Humberto Costa (PT).
Como se já não bastasse o crescimento meteórico de Geraldo Julio, o PT já corre o seríssimo risco de ficar de fora de um segundo turno, caso Daniel Coelho não pare de crescer.
Daniel já aparece com 15%.
Segundo as informações que circulam, que não consegui confirmar, Geraldo Julio está com 33%, Humberto Costa caiu para 25%, Daniel Coelho ficou com 15% e Mendonça Filho aparece com 8%.
Você pode pensar que a diferença entre Daniel e Humberto é muito grande, mas ainda temos 35 dias de campanha, e para que Daniel chegue ao segundo turno, bastaria Geraldo roubar 5 pontos de Humberto e Daniel roubar 5% de Mendonça Filho.
Isso parece absolutamente possível.
A campanha de Mendonça, apesar dos esforços visíveis do candidato, está sofrendo com a falta de uma chapa proporcional forte (só tem dois candidatos competitivos) e está praticamente sem tempo de guia. Com estes resultados nada animadores nas pesquisas, a tendência é piorar a arrecadação de recursos. A situação do DEM fica muito difícil.
Enquanto isso, Daniel começa a subir por alguns fatores, que valem a pena discutir:
  1. Sua campanha está muito bem posicionada, se apresentando como o “novo”. Como nunca disputou uma candidatura majoritária e por ser o candidato mais jovem, tem toda legitimidade para isso.
  2. Apesar de não ter a estrutura política de Geraldo, não está isolado como Mendonça. Tem duas chapas de vereadores com razoável votação (PSDB/PTdoB e PPS), inclusive com o candidato a vereador mais conhecido da eleição (Raul Jungmann).
  3. Soube continuar com a marca do “verde” na campanha, afastando o PSDB. Um grupo de candidatos patéticos do PV, sem expressão, tentou ensaiar um questionamento, mas como são naniquíssimos, não teve repercussão. Além do que, ninguém é dono de uma cor.
  4. Sua candidatura não me atém a faixas ideológicas. Conheço eleitor de Daniel entre simpatizantes do PSOL e do PSDB.
  5. Por fim, Daniel é um candidato muito bom. Mostra uma garra que impressiona. É o candidato mais aguerrido que já vi em Recife. Além de estar com um discurso muito afiado.
Como essa turma não vai querer largar o osso, é bom Daniel se preparar, pois nos próximos dias os ataques serão intensos.
De todo jeito, é preciso dizer que vejo com muita simpatia a candidatura de Daniel e seu crescimento na disputa. Vai ajudar bastante a oxigenação do quadro político nesta disputa, e quebrar um pouco esta possível polarização do PT/PSB.
A verdade é que Daniel vai perturbar bastante.
E uma eleição que parecia tranquila, vai ter alguma dose de emoção nas próximas semanas.
 
Fonte: Blog Acerto de Contas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...