terça-feira, 26 de maio de 2015

O Feito de Sport e Náutico na era dos pontos corridos

É claro que o Campeonato Brasileiro, em suas duas principais divisões, ainda está na terceira rodada, muito longe do fim. Ainda nem sequer saímos do primeiro mês do torneio, que só encerra em dezembro. Ainda faltam desgastantes 35 rodadas. Mas é histórico para Pernambuco ver pelo menos em uma rodada na era dos pontos corridos dois de seus times liderando as duas divisões. O Sport, após vencer o Coritiba por 1x0, assumiu a liderança do Brasileiro, empatado com o Goiás e o Corinthians, mas levando vantagem no critério de desempate. Na ponta da Série B, temos outro pernambucano: o Náutico assumiu a liderança ao vencer o Criciúma por 2x0 e manter 100% de aproveitamento.

Na era dos pontos corridos, em relação à Série A, apenas o Náutico, em 2008, alcançou o feito de liderar a Série A, nas rodadas iniciais. Na Série B daquele ano não participou nenhum pernambucano - O Sport estava também na Série A e o Santa Cruz havia sido rebaixado para a Série C no ano anterior.

Isso, claro não quer dizer que os dois pernambucanos venham a ser os campeões, afinal, durante o campeonato o desgaste é inevitável. Basta lembrar que no ano que foi líder, em 2008, o Náutico acabou o campeonato na 16ª colocação, empatando com o rebaixado Figueirense, com 44 pontos. Mas esses pontos iniciais podem vir a servir muito para ambos; para o Sport, pode ir acumulando gordura suficiente para permanecer na elite. Já o Náutico dá uma boa largada para quem sabe, retornar à elite, de onde caiu em 2013.

Enquanto isso, o Santa Cruz está na 14ª posição na Série B e vem de uma goleada para o América/MG. O atual campeão pernambucano precisa melhorar e muito...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quinta-feira - 18/04/2024

  A menos que aconteça alguma hecatombe, será muito difícil no Recife o atual prefeito João Campos (PSB) não ser reeleito. E provavelmente n...