quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CAPS PROMOVE BAZAR EM PROL DOS USUÁRIOS




Na próxima sexta-feira (9) será promovido o Bazar do CAPS, na Praça Comendador Pestana, em frente à sede da Prefeitura. De acordo com a coordenadora do CAPS Limoeiro, Riva Karlla, o bazar é uma atividade que tem dentro do programa terapêutico de tratamento para dependência química, sendo uma atividade externa ao CAPS. “Além do bazar, a gente tem visita domiciliar, palestra nos bairros, passeios terapêuticos, o bazar faz parte de uma das estratégias.”
O bazar, para Riva, é uma estratégia de divulgação que coloca o usuário com a sua comunidade, fazendo valer a divulgação do serviço, e estando lá, buscando a autonomia, que para ela, tem tudo a ver com o bazar. Segundo a coordenadora, a renda desse bazar será revertida para um passeio terapêutico, e o CAPS passa a ser independente dos recursos da prefeitura para a realização desse evento.
“Bazar e autonomia tem tudo a ver. Por que a gente recebe as doações, e com essas doações, a gente reverte, dá um valor, e o usuário de álcool e outras drogas perde muito essa noção de valor, pois tudo é trocado para droga. Então, a gente começa a trabalhar o valor daquele produto. Como a gente não quer obter lucro, mas sim, venda, a gente trabalha sempre com a relatividade do valor de acordo com o objetivo de cada um. Estamos trabalhando com isso há dois meses, essa questão de tomada de preço, quando custa, quanto custaria se fosse pra pagar de verdade, tudo isso é trabalhado nos grupos.” Destaca a coordenadora.
O CAPS está recebendo as doações até a próxima quinta-feira (8), sendo qualquer tipo de doação em bom estado de conservação. Só não são aceitas doações de camisas de candidatos e peças íntimas. As doações podem ser feitas de diversos objetos, como roupas, sapatos, brinquedos, bijouterias, etc. E não só as doações materiais, mas, sobretudo as doações de coração. “O grande objetivo da gente como cidadão é ter sua vantagem no poder de compra, pois você vai poder comprar muito e você vai estar ajudando nesse processo de reabilitação, de contato, pois muitos tem a fantasia que o dependente químico é marginalizado, e que não presta pra nada, mas vocês vão ver pessoas trabalhando, vendendo e interagindo com a comunidade, e isso é o grande lance do bazar”, finaliza Riva.

Erivaldo Carvalho/Departamento de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Limoeiro e região agora tem psicanalista

A temática da saúde mental precisa cada vez mais de espaço nas famílias,  nas escolas,  nas empresas, nas igrejas,  etc.   E preciso superar...