quarta-feira, 11 de setembro de 2019

SAMU Limoeiro tem frota renovada


O Ministério da Saúde realizou a doação de duas ambulâncias (básica e avançada) para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Limoeiro. De acordo com o Ministério, os veículos serão utilizados na renovação da frota. As unidades integram o plano de implantação e implementação do serviço nos municípios brasileiros.

De acordo com a assessoria do Governo Federal, somente nos nove primeiros meses de 2019, o Ministério da Saúde renovou a frota de 797 veículos, para substituir os veículos desgastados pelo uso. Até o final do ano serão renovadas mais 128 unidades, totalizando 925 novas ambulâncias para todo o país. Assim, nesta gestão, 100% da frota do SAMU 192 com cinco ou mais anos estará renovada. O custeio da renovação da frota será de R$ 137,6 milhões.

No ano de 2013, o SAMU iniciou uma verdadeira operação para ampliar o serviço no Estado de Pernambuco. No ano de 2012, apenas 39 municípios contavam com ambulâncias do serviço. Atualmente, são quase 120 cidades com o serviço de saúde. O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pasta vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada. A equipe realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. (Foto | Genival Fernandes)

BLOG DO AGRESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...