quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O "Centro" na política é silenciado diante de uma perversa polarização

Engana-se quem pensa que só a Esquerda atualmente no Brasil está sofrendo toda e qualquer pressão, nessa polarização Direita x Esquerda. Quem defende ideias de "Centro" está ainda mais relegado a segundo plano, como se não existisse na sociedade. As ideias democráticas centristas têm sido silenciadas desde o crescimento da polarização entre Esquerda x Direita.

Os centristas, em toda a História, se caracterizam por defender uma economia liberal, serem contrários a um socialismo, mas que ao mesmo tempo, lutam por mais justiça social. São acusados de serem "em cima de muro", ou de "isentões", quando apenas defendem equilíbrio de ideias. Os centristas, por exemplo, sofreram muitas pressões na Alemanha e na Itália, na época da luta Comunismo x Fascismo.

Os centristas têm a sina de serem acusados de ser "de esquerda" pela Direita e de ser "de direita" pela Esquerda. Alguns mais mal-intencionados chegam a usar Apocalipse 3, 15-16, para condenar os Centristas - nessa passagem, Jesus diz que "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca".- . Passagem esta que apenas fala de vida espiritual e nada tem a ver com ideias políticas.

O Centro defende o liberalismo econômico, eleições livres e democrática, pluralidade de partidos, liberdade religiosa, justiça social. No ponto de vista moral, alguns são mais liberais e outros mais conservadores. São contra todo e qualquer tipo de ditadura, seja de Esquerda ou de Direita, e condenam todo e qualquer extremismo.

Infelizmente, devido a oportunistas que geralmente se alinham a partidos de Centro - pois eles podem se aliar tanto com a Direita como com a Esquerda, dependendo de quem esteja no poder -, o Centro agora é conhecido pela politicagem do chamado "Centrão", formado por alguns partidos de Centro, Centro-Esquerda e Centro-Direita. Esses não defendem verdadeiramente as ideias centristas, apenas são oportunistas que buscam espaço no poder.

Que pelo bem do Brasil, esse grupo seja ouvido e levado a sério. Contra a polarização e todo e qualquer tipo de extremismo que arruinou muitos países afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...