domingo, 18 de fevereiro de 2024

Valdenes Guilherme investe na sua arte e tem projetos futuros


O editor do blog Notícias Net, Valdenes Guilherme, vem trabalhando na confecção de suas histórias, da série Rompendo Distâncias, que podem ser vista no blog do mesmo nome. As principais histórias são ambientadas em uma fictícia cidade pernambucana - Lagoa da Italianinha - que teria sido fundada por imigrantes italianos, unindo cultura nordestina e cultura italiana, além de outras culturas presentes. Lagoa da Italianinha seria localizada no Agreste Meridional, onde o autor nasceu, mas também não faltam referências a Caruaru, cidade onde cresceu, e Limoeiro, cidade onde vive atualmente. 

Além de histórias ambientas em Lagoa da Italianinha, existem outras ambientadas em duas cidades fictícias: Vila Dourada (Pernambuco, sendo o "município-mãe" de Lagoa da Italianinha), e Serra das Ameixas (que seria no norte de Alagoas). Além das cidades fictícias, tem histórias ambientas em São Paulo, Gramado (RS), as cidades italianas de Verona, Siena e Tirano, além de Berlim (Alemanha), Porto (Portugal), Filadélfia (EUA) e Paris (França), todas com alguma conexão com a história principal. 

Além de histórias ambientadas nos dias atuais, temos histórias ambientadas na "Era Vargas" - época que os italianos teriam chegado no então Sítio Maniçoba, que seria Lagoa da Italianinha hoje, retratando também o Cangaço no Nordeste e a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial -, no Século XIX em Fortaleza, e no século XVIII em Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, todas essas com antepassados dos personagens da atualidade. 

O autor, que recentemente recebeu prêmio Universo Destaque de Melhor Desenhista 2023, desenha desde os 9 anos de idade, tendo como principais influências Walt Disney e Maurício de Sousa. O objetivo de Valdenes com as histórias da série é resgatar valores que andam sendo esquecidos, e que parte da geração anos 90-80 viveram. Entre os projetos do autor, além de aperfeiçoar seus traços, estão os de começar um estúdio dedicado à criação de histórias, além de lançar um livro contando a história da série pela ordem cronológica, começando pelo ano de 1776 e chegando até os dias atuais. Para isso, vem buscando parceiros que acreditem no projeto e que possam dar uma força para que o enredo possa ser divulgado e lançado. 

2 comentários:

Kátia Rodrigues fora da programação do São João de Limoeiro

Uma das maiores surpresas da divulgação da programação do São João de Limoeiro foi a exclusão da cantora Kátia Rodrigues da programação. Não...