sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MENSAGENS SOCIAIS EM VILA DOURADA

MENSAGENS SOCIAIS EM VILA DOURADA


Quem ler algumas postagens nesse blog, ou o livro que lançarei em breve, ou qualquer história de VILA DOURADA, perceberá a presença de problemas sociais em quase todas as histórias. Por exemplo, os principais personagens são moradores de rua. Pessoas extremamente esquecidas pela sociedade, que dormem nas calçadas, ao relento, levam chuva, levam sol, e que não são lembrados nem para contos.

Alguns mendigos da história, a exemplo de Flávia, Valdenes, Bruna Branquinha, Gislane, Ednadja, Mateus, Thallyta, entre outros, sofrem preconceitos e maldades, principalmente da madame Danúzia, da bruxa Fabíola e da mutante Wéllia, que procuram tornar ainda mais difícil a vida dos moradores de rua de Vila Dourada.

Temos também aqueles que são deficientes, que sofrem muitos preconceitos. Doentes mentais, a exemplo de Rita de Cássia, Mariane, Antônia e Gigi, dividem espaço com cadeirantes, a exemplo de Natali, Lilikinha e Mônica, bem como cegos, a exemplo de Eric, Solange, Jennyfer, Beatriz, e os surdos-mudos, como por exemplo, João Filho, Carolaine e Ritinha. Aqui são falados as dificuldades que todos eles enfrentam.

Corrupção na política é outro assunto abordado nas histórias. Vejamos o prefeito Moab e mais os vereadores Marco Aurélio, Diego e Milla praticando atos de corrupção, usurpando o dinheiro do povo de Vila Dourada. No caso particular de Milla, ela desvia o dinheiro público para sua loja de confecções, conhecidíssima na cidade.

Reforma agrária também é falada. As irmãs Elba e Elma lideram um movimento de sem-terras, que pressionam pela reforma agrária. Índios também não ficam de fora. Sofrem com problemas de remarcação de terras. A índia Dandara e cia. dividem o tempo entre viver na natureza e lutar contra os políticos de Vila Dourada que querem tomar o que é deles. Os favelados, a exemplo de Magaly, também são lembrados, como pessoas dignas, que procuram apenas trabalhar sossegadamente para viver. Vila Dourada traz essa reflexão sobre esses assuntos de injustiças sociais, que são muito importante para olharmos em volta a nossa realidade e perceber, além de combater tudo isso.
 
Blog Vila Dourada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artistas são convocados a "declarar seu amor" por Limoeiro. Falta a cidade corresponder a esse amor

  A Prefeitura Municipal de Limoeiro lançou a Mostra Cultural Virtual sobre Limoeiro, onde cada artista seja de qual área for, poderá se ins...