EXCENTRICIDADES EM VILA DOURADA: ESCLARECIMENTOS
Um amigo meu disse uma vez que o autor dessas histórias e blogueiro que aqui vos fala "viaja" bastante, pois personagens de Vila Dourada praticam hábitos que na sociedade real não vemos, pelos menos, com grande frequência. Claro que são hábitos tidos como "malucos", mas que torna a história diferente. Afinal, que graça tem a normalidade? Nesse caso, seria apenas mais uma história como qualquer outra, em que o mocinho se dá bem e o vilão se dá mal. Seriam apenas mais uns contos...
O que também não deixa de ser. Afinal, histórias são para isso. Mas pergunto: será que os personagens de Disney fariam sucesso se não fossem animais falantes, que até se vestem e agem como seres humanos? Um pato que é capaz de ser o mais rico do mundo, outro pato que é nervoso e tem três sobrinhos, um rato esperto que é detetive e um cachorro meio medroso que é amigo do rato?
Em Vila Dourada, personagens praticam hábitos, que aos olhos humanos, são bem malucos, fora do normal. Vamos a alguns deles:
ANDAR DESCALÇOS: Muitos nas histórias andam descalços. Há até aqueles que não possuem qualquer par de calçados, como Hady, a juíza Suely, Magaly, entre outros. Não só moradores de rua, mas até mesmo pessoas ricas. Suely é uma juíza, de família rica, mas anda descalça. Vejo sempre pessoas que andam descalças e elas são sempre associadas como se tivessem loucas ou pobres, o que na minha particular opinião, não corresponde à realidade. Cada um deve se sentir à vontade para andar como quiser. Claro que não se deve sair nu, sem roupa, aí já é exagero. Mas quanto aos pés, cabe a escolha: quer usar calçado, use. Não quer, não use. Imaginem personagens que podem ir trabalhar ou estudar com os pés livres...
TOMAR BANHO DE ROUPA E TUDO: A maioria tem o hábito de tomar banho de roupa e tudo. Faço isso por dois motivos: um, porque há muito preconceito em relação a isso. Geralmente, quem toma banho de roupa é chamado de "louco" ou "matuto", como se tivesse vergonha de mostrar o próprio corpo. Muitas vezes, a pessoa se sente melhor se tomar banho sem tirar a roupa, mas isso não quer dizer que ela seja vergonhosa. Esse hábito, curiosamente, é praticado em países desenvolvidos, mas aqui no Brasil ele é um tanto discriminado, tanto que os clubes de lazer, em sua maioria, impedem as pessoas de entrar de roupa na água. Personagens como Danúzia, Wêdja, Ilka, Rosimar, Andy, Jaquelyne, Lígia (foto acima), entre outros, praticam esse hábito. Pelo menos, se evita mais nudez nas histórias. Imagina você chegar em casa após um dia estressante e se jogar no chuveiro sem tirar nada...
MULHERES CARECAS: A ditadura da moda está cada dia mais cruel. Conheço algumas mulheres que até queriam raspar a cabeça, mas se assim o fizer, será chamada de "doente" ou "louca". Não podem, por força da pressão alheia, se sentir à vontade para fazer o que bem desejar. Em Vila Dourada, algumas mulheres são carecas, mas um detalhe: todas são carecas por opção, não por motivo de força maior. Entre as carecas da história, temos a Andressa, a juíza Suely, a Ritinha, a hippie Louise, entre outros.
DORMIR EM CAIXÃO: Esse hábito é o mais sinistro, eu mesmo não teria essa coragem. Mas alguns, por incrível que pareçam, teriam. Particularmente, coloquei essa porque vejo esse objeto sempre associado ao luto e à tristeza, acaba sendo associado em Vila Dourada à loucura e excentricidade. Gilvânia, Wêdja, Clóvis, Fabíola, são alguns dos que dormem em caixões. Mas você teria coragem?
Alguns personagens que praticam esses quatro hábitos: Andressa, Suely, Lígia, etc.
Tudo isso, entretanto, não tira da história o seu foco principal: falar dos excluídos, de problemas sociais, e de corrupção na política. A propósito, existem alguns personagens que não praticam nenhum desses hábitos, como por exemplo, Arinaldo, Jenner, Júnior, Wéllia, Morena, entre vários outros.
Aqui não incentivo ninguém a fazer nada, incentivo apenas a liberdade de escolha.
Postado por Valdenes Guilherme, autor de VILA DOURADA.
Blog Vila Dourada
Nenhum comentário:
Postar um comentário