Hoje, um dos maiores nomes da política brasileira faz 70 anos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou simplesmente Lula, nascido a 27 de outubro de 1945, em Caetés, então distrito de Garanhuns, foi o primeiro pernambucano a ocupar a presidência da República. Lula, quer seja situação ou oposição, não se pode negar, se tornou um mito na política brasileira.
A liderança de Lula surgiu ainda no final dos anos 70. O ex-retirante nordestino liderou greves e passeatas no estado de São Paulo, chegando mesmo a ser preso por isso no começo dos anos 80. Fundou em 1980 o PT (Partido dos Trabalhadores), que surgiria anos depois como uma nova esperança do povo brasileiro cansado de tantos desmandos.
Lula foi deputado federal, eleito em 1982, e em 1989, disputou sua primeira eleição para presidente. Disputou o segundo turno contra Collor (hoje seu aliado), com o apoio de PT, PSB, PCdoB, PDT, PMDB e PSDB. Mesmo fazendo uma campanha memorável, perdeu a eleição para Collor no segundo turno. O PDT, com Leonel Brizola, o PMDB com Ulysses Guimarães, e o PSDB com Mário Covas, disputaram o primeiro turno em 1989 e se juntariam a Lula no segundo turno.
Em 1994, nova tentativa de conquistar a Presidência. Lula liderava as pesquisas, mas esbarrou no Plano Real do então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. Lula perde a eleição pela segunda vez, vindo a perder pela terceira vez para o mesmo FHC em 1998.
Em 2002, o povo brasileiro consagra Lula o novo presidente da República, numa vitória histórica do petista contra José Serra, do PSDB. "A esperança venceu o medo", era o mote da campanha na época. Lula assumiu a presidência no dia 1 de janeiro de 2003.
Lula lançou o programa Fome Zero e unificou os programas sociais criados no governo de FHC em um só, o que hoje conhecemos como Bolsa Família. As medidas econômicas do governo petista melhoraram o nível de vida da maioria da população, resultando em índices positivos na área social e na área econômica.
Entretanto, em 2005, o PT viria a se envolver em um dos maiores escândalos políticos da história do País: o Mensalão, que consistia em compra de votos para aprovar projetos do governo. Apesar disso, Lula reelegeu-se em 2006.
Em 2010, Lula consegue fazer sua sucessora: a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) torna-se a primeira mulher a governar o Brasil. Seria reeleita em 2014.
Atualmente, Lula enfrenta sérios dilemas. O ex-presidente se vê diante de más notícias, principalmente o desenrolar da Operação Lava-Jato. O governo da Dilma vem caindo de popularidade, por causa de insatisfação principalmente com as medidas econômicas da presidente. Apesar do PT não ter criado a corrupção, o partido se tornou associado a corrupção. Os antigos governantes vêm tirando proveito dos erros do PT para voltar ao poder. O ex-presidente corre o risco de manchar sua bela biografia com os problemas de seu partido, que vêm cada vez mais à tona.
terça-feira, 27 de outubro de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Flávio marca presença em solenidade de entrega de medalha do mérito a Henrique Filho e Iza Arruda
Registramos a presença de Flávio Hermínio na noite desta quinta-feira (19) na Câmara, ao lado da deputada federal Iza Arruda e do deputado...
-
A chapa política poderá ter o registro da candidatura cassada Juarez Rodrigues, o popular Juarez da Banana (PSB), atual prefeito de Machados...
-
Atual prefeito de Machados poderá ter registro de candidatura impugnada. Atual prefeito de Machados Juarez Rodrigues, conhecido por Juarez d...
-
Foto: Erivaldo Carvalho Após a realização das convenções partidárias, Limoeiro já conhece quem serão seus dois candidatos a prefeito, a v...
Nenhum comentário:
Postar um comentário