terça-feira, 6 de outubro de 2015

Limoeiro sedia evento de fortalecimento de ações educacionais











Prefeitos, secretário e técnicos de educação dos vários municípios da região, puderam reunir na manhã e tarde de segunda-feira (05) com uma equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A comitiva veio ao Estado para participar do “Encontro de Gestores Municipais para Fortalecimento de Ações Educacionais”, realizado conforme uma solicitação do deputado Federal Ricardo Teobaldo e em parceria com a Prefeitura de Limoeiro.

O presidente do FNDE, Idilvan Alencar, apresentou uma palestra aos participantes sobre os programas e ações da autarquia. Segundo Idilvan a falta de conhecimento técnico tem sido o principal fator para o retorno dos recursos ao tesouro nacional. “O FNDE tem recurso para complementar merenda escolar entre outras necessidades. A maioria das prefeituras apontou a prestação de contas como a maior dificuldade. A falta de formação técnica seria o principal agravante e tem causado prejuízos para as gestões”, explicou.

A atividade teve o intuito de formar gestores e outros agentes ligados à execução de ações educacionais e programas gerenciados pelo FNDE. O deputado Federal Ricardo Teobaldo ressaltou a importância dos financiamentos para as escolas. “Uma escola geralmente tem de 300 a 2 mil alunos, e é em cima desse quantitativo que é verificado o valor disponibilizado para cada escola. As instituições podem financiar desde a compra de computadores até a construção de quadras poliesportivas. Por isso a importância de encontro como esse, já que possibilita os gestores a tirarem suas dúvidas”, disse o deputado.

Os técnicos do FNDE atenderam individualmente cada município, tirando dúvidas e passando informações sobre o funcionamento dos programas e de como os municípios podem captar mais recursos. Para o prefeito Thiago Cavalcanti, foi muito gratificante Limoeiro poder sediar esse encontro que serviu para sanar tantas dúvidas administrativas no setor da Educação. “Com essa ação, o governo federal sai dos gabinetes de Brasília e vai ao encontro dos gestores; assim, ajuda a fortalecer as ações educacionais aqui em nosso município, e as demais prefeituras que nos visitaram”, finalizou Thiago.

FNDE - é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e tem como missão prestar assistência técnica e financeira aos municípios e estados brasileiros, executando ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos.

DIPML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Limoeiro identifica casos suspeitos de varíola dos macacos no Presídio

  A Secretaria de Saúde de Limoeiro notificou quatro casos suspeitos de varíola dos macacos entre detentos da Penitenciária Dr. Ênio Pessoa ...