quinta-feira, 17 de julho de 2014

Prefeitura de Limoeiro realiza Semana da Saúde


Sabemos que a saúde é o bem maior que o ser humano possui. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Limoeiro e a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e o SESI, está realizando a Semana da Saúde Cuidando da Gente, que se iniciou na última segunda (14), e seguirá até a próxima quinta (17), que tem o objetivo de oferecer a todos uma semana diferente, com a oportunidade do contato da população, em diversas práticas ligadas a prevenção de doenças citando a diabetes e hipertensão.

A programação realizada pela Secretaria de Saúde inclui exames da próstata para homens, exames de câncer de mama para mulheres abaixo de 50 anos, entrega de 02 veículos novos e de 64 óculos do programa Olhar Brasil, através do PSE – Programa Saúde na Escola, entrega de kits de escovação dental, de fardamentos para os agentes de endemias, atualização de vacinas, exames de HIV, aferição de pressão arterial e atividades de promoção em Educação e Saúde.

O evento contou com a presença do prefeito Thiago Cavalcanti, que pôde acompanhar de perto todo o trabalho realizado. “É muito importante ver no rosto o sorriso das pessoas, quando entregues os óculos para as nossas crianças, através do PSE”, disse Thiago, que destacou também o trabalho que é realizado pela Secretaria de Saúde, no combate a dengue. “Hoje pudemos entregar novos fardamentos para os agentes de endemias, que estão de parabéns, pois conseguiu reduzir os índices de infestação predial do aedes aegypti mosquito causador da dengue”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde, Orlando Jorge, foi articulado uma parceria com o SESI, para a realização da feira da saúde, dando um “upgrade”, reeditando o evento para Semana da Saúde - Cuidando da Gente, onde as ações de rotina da saúde estão em forma de campanha, e conta com toda a infraestrutura de profissionais da secretaria, na educação e prevenção das doenças. “Foram entregues dois veículos, para a secretaria de saúde, devido o cumprimento de indicadores de acordo com Ministério da Saúde, onde o município de Limoeiro foi contemplado com o Selo UNICEF, um trabalho conjunto com as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social”, destaca Orlando, que ressaltou ainda da importância da aquisição desses veículos para o CONDUS SUS, que é o TFD – Transporte fora de domicílio, onde os pacientes terão mais conforto no dia a dia, assim como também o programa SANAR da vigilância epidemiológica que é responsável pelo combate à tuberculose e hanseníase, doenças seculares, que não podem mais estar no cotidiano das pessoas em pleno século XXI.






Durante a feira, houve o diagnóstico de crianças com problemas visuais, que tiveram a assistência pelos técnicos da saúde, através do programa PSE, com a realização de exames oftalmológicos. Segundo a secretária de Educação do município Rosejara Ramos, a parceria entre as secretarias torna-se vital na conquista de bons resultados. “A ação fará com que esses problemas visuais sejam rapidamente diagnosticados e tratados auxiliando as crianças a enxergar melhor e, por conseguinte aprender mais”, destacou Rosejara.

Na oportunidade a gestora da Escola Municipal João Heráclio Duarte, Jaqueline Carneiro, agradeceu ao empenho maior do gestor Thiago Cavalcanti, em direcionar o compromisso com o seu povo. “É gratificante ver a concretização da parceria entre as secretarias de saúde e educação, através do PSE – Programa Saúde na Escola, em resultados tão importantes como o exame oftalmológico e a entrega no dia de hoje dos óculos às nossas crianças, ação esta que contribuirá com a melhor qualidade de vida e melhoria na aprendizagem dos nossos alunos” finalizou a gestora.

Erivaldo Carvalho - DIPML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista TOTAL designará representantes oficiais em todo o estado de Pernambuco e Fernando de Noronha

  A partir de hoje o veículo pernambucano está à disposição para receber candidatos dispostos a fazerem parte da revista que mais cresce no ...