domingo, 6 de julho de 2014

Quadro Político Definido

Hoje, dia 6 de julho, é o prazo inicial para propagandas políticas. Com o fim das convenções, e o registro das candidaturas, temos já o quadro político definido para o ano de 2014.

No plano federal, a presidente Dilma Rousseff, do PT, vai ser candidata à reeleição, apoiada pelo PT, PMDB, PROS, PR, PDT, PSD, PP, PC do B e PRB. Tem como vice Michel Temer, do PMDB. Dilma vai defender o legado de doze anos do governo petista, na qual ela e o ex-presidente Lula estão inseridos.

Já o PSDB tentará retornar ao poder após 12 anos tendo o senador Aécio Neves como candidato. A coligação é formada por PSDB, DEM, SDD, PT do B, PTB, PMN, PTC, PEN, PTN. Aécio terá como desafio convencer o eleitorado, principalmente do Nordeste, a não votarem outra vez no PT. O candidato mineiro também vai tentar desvincular o partido ao qual pertence da pecha de "conservador" e "atrasado". Seu vice é o também senador Aloysio Nunes, do PSDB.

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) vai tentar seu vôo maior após ter governado nosso estado. Ele será candidato a presidente, tendo como vice Marina Silva, do PSB-Rede. Eduardo será apoiado pelo PSB, PPS, PRP, PHS, PSL e PPL. Campos tentará quebrar a polarização PSDB-PT existente à 20 anos, o que não será fácil, pois as últimas pesquisas indicam que a briga será mesmo entre Dilma e Aécio.

No plano estadual, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) será candidato a governador, tendo com vice Paulo Rubem Santiago (PDT) e como senador João Paulo (PT). Armando tem o apoio de Lula e Dilma. No outro palanque está Paulo Câmara (PSB), candidato a governador tendo como vice Raul Henry (PMDB), e como candidato a senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB), em uma chapa que tem como padrinho político o ex-governador Eduardo Campos (PSB).

Trazendo essas eleições para a cidade de Limoeiro, inicialmente, falemos da existência na nossa cidade de três grupos políticos fortes. Um é liderado pelo ex-prefeito Ricardo Teobaldo (PTB), o outro é o grupo de Joãozinho (PSB) e o terceiro é o grupo do vereador Zé Nilton (SDD); Cada um desses grupos fechou com candidatos diferentes e que vão disputar o voto dos limoeirenses.

Pelo grupo do ex-prefeito Ricardo Teobaldo, ele próprio será candidato a deputado federal, com o apoio do atual prefeito Thiago Cavalcanti (PROS). O candidato a deputado estadual do grupo é o Secretário-Geral do PTB, José Humberto. O grupo político carrega a bandeira do candidato a governador Armando Monteiro e da presidente Dilma Rousseff. O grupo tem o apoio de cinco vereadores: Eraldo do Codesul, Zélia de Ribeiro do Mel, Zé de Nena, Daniel do Mercadinho e Hilton.

Já o grupo de Joãozinho tem ele próprio como candidato a deputado estadual pelo PSB. O federal apoiado por ele é o ex-prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PSB). Um total de seis vereadores apoiam Marinaldo e Joãozinho: são eles, Zé Félix, Juarez, Beto de Washington, Luiz do Matadouro, Ciciu e Manoel do Sindicato. Para governador, eles apóiam Paulo Câmara, e para presidente, Eduardo Campos.

O grupo do vereador Zé Nilton tem como candidato a federal o deputado Mendonça Filho, do DEM, que esteve ontem em Limoeiro. Já para estadual, eles apóiam Henrique Queiroz, do PR. E os vereadores que apóiam ambos são dois: o próprio Zé Nilton e Bau da Capoeira. Eles também apoiam Paulo Câmara para governador e Eduardo Campos para presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quinta-feira - 18/04/2024

  A menos que aconteça alguma hecatombe, será muito difícil no Recife o atual prefeito João Campos (PSB) não ser reeleito. E provavelmente n...