terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CONTOS DE VILA DOURADA

NOMEAÇÃO POLÊMICA



A jovem excêntrica Fabíola começou a frequentar a prefeitura com muita frequencia. Ela chegava no local, e era vista com maus olhos, pois como se sabe, ela não era querida na cidade. Apenas sua amiga Wéllia a recebia bem. O prefeito Moab começava a olhar a bruxa com bons olhos, pois via inteligência nela.


Como se sabe, Fabíola mora sozinha no bairro Vila Negra, gosta de ir ao cemitério, dorme num caixão, costuma vestir apenas roupas pretas, anda com uma bota no pé direito, mas com o pé esquerdo descalço, além de ter uma estrela na testa.


Certo, dia, Fabíola conversou com Moab e ela o fez jurar que a próxima secretaria que fosse desocupada seria dela. Claro que Fabíola ficou radiante com isso.


Entretanto, a secretaria de Ação Social teve a vaga deixada. A secretária pediu demissão após denúncias de corrupção. Moab não perdeu tempo e imediatamente, enviou a nota:


"Declaro nomeada para Secretária de Ação Social a jornalista Fabíola da Silva Romão".


Quando essa nomeação chegou à notícia do povo, provocou uma grande polêmica. Para piorar, essa nomeação causou polêmica porque mexia diretamente com os mais pobres e moradores de rua, e Fabíola tinha aversão a eles.


Quando Solange, a hippie nômade soube dessa nomeação, foi até a prefeitura e conversou com o prefeito:

- Moab, eu faço oposição a você, e você toma muitas atitudes terríveis, mas essa foi demais: nomear Fabíola para a Ação Social???????

- Qual o problema? Fabíola é uma moça inteligente. Tens preconceito com ela só porque ela é gótica, por acaso?

- Não se trata disso. Nomear Fabíola para ser secretária de Ação Social é a mesma coisa que nomear uma raposa para tomar conta de um galinheiro. Fabíola detesta os moradores de rua, ou o senhor esqueceu?

- Isso é um problema dela. - limitou-se a responder Moab.


Fabíola chamou para trabalhar na secretaria pessoas que também tinham aversão aos mendigos, como por exemplo, Danúzia e Wéllia. A notícia se espalhou pela cidade, e os mendigos ficaram temerosos. Flávia, Valdenes, Gislane e Nayara. por exemplo, não sabiam o que fazer. A mendiga Vivi Karla dizia:

- Ainda podemos impedir que essa mulher assuma esse cargo!

- Como? Se o prefeito quer! - disse Flávia.

- Mas o povo tá tudo revoltado! Não gostaram dela!


Fabíola chegou a ter o gosto de se sentar na cadeira da secretaria, mas por pouco tempo. Não dava expediente; chegava, apenas para saber se tinha algum recado e saía. Deixava tudo nas mãos de Jéssica, sua fiel escudeira. Nessa ocasião, Bruxa Vampirinha, Wiviane e Simone se uniram para tirarem Fabíola dali. Quem também não gostou da nomeação dela foi Leda Dark, a "dona da cidade", como era conhecida. Certo dia, ela mandou chamar Moab e disse:

- Por que você nomeou aquela bruxa como secretária de Ação Social?

- Ora, eu gosto dela... ela é inteligente!

Leda bateu na mesa e disse:

- Ela é uma trambiqueira, deve a todos, está a ponto de perder a casa onde mora por causa de tantas dívidas que ela tem. Além do mais, ela está respondendo a processos. Ou você tira Fabíola, ou lhe retiro o meu apoio!


Perder o apoio de Leda Dark era algo terrível para Moab. Não deu outra. Ele demitiu Fabíola. Quando soube da sua demissão, Fabíola amassou seu cigarro de raiva e disse:

- Droga! Fui demitida! Esse prefeitinho me paga!


Todas, menos Wéllia, que voltou para a prefeitura, também foram demitidas. Danúzia voltou para casa e Jéssica foi a mais prejudicada. Mas o povo festejou a derrubada da vilã do cargo que jamais deveria ser dela. Em tempo: Fabíola já estava preparando um cruel plano para varrer os mendigos do centro da cidade e atirá-los na Barragem do Carpina.

Blog Vila Dourada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...