segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Começa hoje 2º Festival de Cinema de Carpina

2° Festival de Cinema de Carpina começa nesta segunda- feira (25)
Evento vai até 30 de Novembro com exibição dos filmes, oficinas, apresentações culturais, exposição e mini palestras



A 2ª edição do Festival de Cinema de Carpina (CINECAR) começa nesta segunda- feira (25) e vai até o dia 30 de Novembro. O evento acontece no Shopping Carpina e recebe o público em geral com atividades gratuitas. Com o tema “O Cinema, o encontro de todas as artes” a programação diversificada e inclusiva contempla além da exibição dos filmes, oficinas, apresentações culturais, exposição e mini palestras.  Neste ano, os homenageados são a cineasta e jornalista Clara Angélica, de Recife, e o jornalista e radialista Ramos Silva, de Carpina.
A solenidade de abertura acontece às 19hs, e conta com a apresentação do Bloco Lira de Carpina e dança com o coreografo e bailarino Christain Douglas. No período de 26 a 29 o evento conta diariamente com duas sessões. Sendo uma das 14h às 17h com exibições para os alunos da rede pública municipal e particular de ensino e outra à noite, das 19h às 22h, com filmes de longas e curtas metragens com exposições de arte, oficinas e outras atividades abertas ao público em geral.
O 2º CINECAR ressalta o potencial da produção audiovisual, além de fomentar a inclusão social e a preservação ambiental através de algumas iniciativas. A exemplo da participação do projeto ambiental Reflorestando Carpina que vai promover mini- palestras  e a distribuição de sementes e mudas. Está confirmada ainda a participação da Associação dos Amigos da Melhor Idade e Associação da Pessoa com Deficiência de Carpina para assistir as exibições. Para a cerimônia de encerramento, no dia 30 de Novembro, às 19hs, está previsto o show com a cantora  Thalita e o filme convidado é “Open Drive” do diretor carpinense Cleiton Melo.

Premiação- Durante o evento acontece uma competição de filmes de longas e curtas-metragens de vários lugares do Brasil. Destaque para a da premiação exclusiva aos filmes produzidos na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e também a premiação geral, com a inclusão da categoria melhor fotografia. Os vencedores serão contemplados na cerimônia de encerramento com o troféu “O Carpinteiro”, confeccionado pelo artesão carpinense Miro dos Bonecos.
Estão indicados para a categoria de Melhor Filme, Fotografia e Roteiro os longas- metragens “O Abajour”,  “Janelas” e “Rebento”.  Concorre ainda para a Melhor Direção André Morais  (Rebento),  Lucas Marques  (Janelas) e Marcos Gomes (O Abajour);  Melhor Ator Alex Reis  (O Abajour), Fernando Teixeira  (Rebento) e Matheus Prestes (Trabalho Sujo) e a Melhor Atriz Ingrid Trigueiro  (Rebento),  Zezita Matos (Rebento), Marina Azze (Janelas) e Vitória Raciane  (Janelas).
A escolha das produções para a mostra foi realizada por uma curadoria formada pelos cineastas André Pina (Carpina), Lula Magalhães, (Recife) Daniel Abrew, (Fortaleza) e Ivann Willig Rio de janeiro. A equipe julgadora para a premiação com o Trofeu o Carpinteiro é composta por Christian Farias, David Massena e Clarissa Kushnir.
O 2º Festival de Cinema do Carpina conta com o patrocínio da Prefeitura de Carpina, Governo de Pernambuco através da FUNDARPE e da Secretaria Estadual de Cultura, além da parceria da CEPE- Companhia Editora de Pernambuco, Christian Farias, Treloso e Empetur e uma realização do Shopping Carpina, Uninassau- Grupo Ser Educacional e Balão de Imagens.

Por Josi Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...