sábado, 21 de maio de 2011

CHEIA DE 1975

Recentemente, Limoeiro viveu mais um período de fortes chuvas que ocasionaram uma enchente; o Rio Capibaribe encheu de tal modo que alagou a cidade.

É oportuno lembrar da famosa cheia de 1975, quando o Rio Capibaribe encheu. E na época, o governador Moura Cavalcanti decretou estado de calamidade pública. Várias famílias perderam suas casas e seus pertences, e alguns perderam suas vidas.

Interessante é ver que naquela época, já aconteciam fatos dessa natureza, mas mesmo assim, continuaram acontecendo sem que houvesse uma proviência. No Brasil, o hábito é sempre remediar, nunca prevenir. Não podemos evitar chuvas, mas podemos evitar calamidades.

Uma política eficiente de habitação, que evitaria que populações ocupassem a beira do rio, bem como uma política eficiente de prevenção, evitariam maiores danos. Será que isso vai se repetir uma outra vez, sem que ninguém faça nada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...