sábado, 21 de abril de 2018

Significado do 21 de Abril

Hoje, 21 de Abril, feriado, comemora-se o Dia de Tiradentes. Nessa data, em 1792, Joaquim José da Silva Xavier era enforcado. Havia sido condenado à morte por liderar a Inconfidência Mineira. Nascido em 12 de novembro de 1746, Joaquim foi alferes e foi dentista (daí o apelido de Tiradentes).

Em 1989, Tiradentes foi preso, sendo ele o líder da revolta contra Portugal, que cobrava pesados impostos (a derrama). Naquele tempo, o Brasil pertencia a Portugal e Tiradentes desejava a independência do Brasil, sendo já uma República. Um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, decidiu entregar seus companheiros, em troca de perdão de dívidas. Alguns foram condenados ao exílio, e outros à morte, inclusive Tiradentes. Por fim, os que foram condenados à morte foram mudadas suas penas para deportação, menos Tiradentes, julgado "indigno da real piedade". Tiradentes foi enforcado e esquartejado e seus restos mortais expostos em praça pública.

30 anos depois de sua morte, o desejo de Tiradentes foi realizado, mas em parte: O Brasil se tornou independente de Portugal, mas sendo uma Monarquia. A República só viria a ser proclamada 97 anos após sua morte, em 1889.

Confira detalhes sobre sua biografia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes 





PUBLICIDADE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quinta-feira - 18/04/2024

  A menos que aconteça alguma hecatombe, será muito difícil no Recife o atual prefeito João Campos (PSB) não ser reeleito. E provavelmente n...