terça-feira, 14 de novembro de 2017

A Falência do Futebol Pernambucano

Santa Cruz e Náutico rebaixados juntos à Série C do Brasileirão. Sport já quase rebaixado à Série B do Brasileirão. Caso se confirme a queda do Leão da elite, o estado de Pernambuco, pela primeira vez, terá três rebaixados em uma única temporada. Sport tem mais de 86% de chances de disputar a B em 2018, segundo o site Chance de Gol.

Tudo isso fruto de gestões incompetentes, tanto nos clubes como na própria Federação Pernambucana de Futebol, que tem feito o futebol pernambucano entrar em decadência nos últimos anos. O Campeonato Pernambucano é um dos menos atraentes do Brasil, onde apenas três clubes do interior vão jogar com os grandes da capital, de um total de nove clubes do interior.

O regulamento ridículo afastou a torcida de campo, e os estádios pernambucanos estão cada vez mais vazios. Para piorar, na Série A2 em 2017 apenas um clube subiu. O Pesqueira, que foi rebaixado o ano passado. O Decisão, mesmo sendo o vice-campeão, prejudicado pelo regulamento ESDRÚXULO, acabou não subindo, como acontecia nos anos anteriores.

Clubes de tradição do futebol de Pernambuco, como Porto, Centro Limoeirense, Ypiranga, Sete de Setembro, Petrolina, amargam mais uma temporada no porão do futebol local. Entre os clubes de maior tradição, apenas Central e América se encontram na Série A1, e o Salgueiro, que é um clube jovem, tem honrado o futebol estadual.

Junte-se isso a erros dos dirigentes dos clubes da capital. Santa Cruz e Náutico atrasaram salários e pecaram em planejamento e contratações. O Sport, embora pague em dia, peca em outros erros, como contratações erradas e jogadores com falta de comprometimento.

Com isso, Pernambuco poderá amargar três rebaixamentos em 2017. O Sport ainda pode escapar, mas terá que apresentar um futebol que até agora não foi capaz de apresentar. Mas mesmo que escape, terá que se reformular por completo.

Pernambuco passando vergonha. Enquanto isso, o Ceará poderá somar dois acessos: o Fortaleza subiu da Série C pra Série B e o Ceará, na Série B, já está quase na Série A...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...