Na data de hoje, foi realizada a última rodada do Campeonato Brasileiro 2016. Essa rodada seria realizada no dia 4, mas foi adiada para hoje por conta da tragédia com a delegação da Chapecoense.
Sport entrou hoje em campo para tentar garantir a presença de Pernambuco na elite em 2017 - Santa Cruz foi rebaixado e Náutico não conseguiu o acesso -, e para isso, bastava simplesmente vencer. Com gols de Rogério e Diego Souza, Sport venceu o Figueirense pelo placar de 2x0 e se garantiu na divisão principal do futebol brasileiro na próxima temporada. E não só isso: Diego Souza se tornou um dos artilheiros do torneio e o Sport ainda se garantiu na Copa Sul-Americana, pois foi beneficiado com as derrotas de Vitória para o Palmeiras e do Coritiba para a Ponte Preta.
O Leão será o único representante de Pernambuco e um dos três do Nordeste. Vitória se garantiu na Série A e o Bahia subiu.
O outro representante pernambucano neste ano, o Santa Cruz, que já estava rebaixado, terminou o campeonato de forma melancólica, sendo goleado por 5x0 pelo São Paulo na capital bandeirante.
A data de hoje, porém, será marcada por um rebaixamento inédito: pela primeira vez em sua história, o Internacional de Porto Alegre vai jogar a Série B. O Colorado empatou com o Fluminense por 1x1 e sacramentou sua queda. Internacional, que venceu o Brasileirão em três ocasiões (1975, 1976 e 1979), acompanhou Figueirense, Santa Cruz e América/MG rumo à Segundona.
O Palmeiras se sagrou campeão brasileiro e o Santos ficou como vice. O Flamengo acabou na terceira colocação. O Palmeiras se tornou o maior campeão brasileiro isoladamente. São nove títulos: 1960, 1967 - venceu dois, Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa no mesmo ano - 1969, 1972, 1973, 1993, 1994 e 2016. Já o Santos também bateu recorde, só que de vice-campeonatos: são sete, ao todo, sendo o líder nesse quesito. O octa-campeão brasileiro foi vice em 1959, 1966, 1983, 1995, 2003, 2007 e 2016.
Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético/MG, Botafogo e Atlético/PR estarão na Libertadores. Destaque para o Fogão, que fez uma campanha de superação, já que passou grande parte do primeiro turno na zona de rebaixamento, e conseguiu uma arrancada que o levou à Libertadores. Lembrando que Fogão e Furacão ainda vão ter que passar pela Pré-Libertadores.
Mais dois times estarão na Libertadores: o Grêmio, por ter sido campeão da Copa do Brasil e a Chapecoense, por ter sido declarada campeã da Copa Sul-Americana.
Foram rebaixados: Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América/MG, que serão substituídos no torneio por Atlético/GO, Avaí, Vasco e Bahia, que foram promovidos da Série B.
Resultados dos jogos de hoje:
VITÓRIA 1X2 PALMEIRAS
FLUMINENSE 1X1 INTERNACIONAL
SÃO PAULO 5X0 SANTA CRUZ
SANTOS 1X0 AMÉRICA/MG
CRUZEIRO 3X2 CORINTHIANS
GRÊMIO 0X1 BOTAFOGO
ATLÉTICO/PR 0X0 FLAMENGO
PONTE PRETA 2X0 CORITIBA
SPORT 2X0 FIGUEIRENSE
Obs: o jogo CHAPECOENSE X ATLÉTICO/MG, por comum acordo de ambas as equipes, não foi realizado, o que caracterizou WO duplo. Chapecoense não pôde jogar ainda abalado pela tragédia, e o Atlético/MG foi solidário e também pediu para não jogar. Os outros dezoito times entraram hoje em campo homenageando a Chapecoense. A não-realização do jogo não influenciou em nada na classificação final do torneio.
Classificação Final:
1) Palmeiras - 80
2) Santos - 71
3) Flamengo - 71
4) Atlético/MG - 62
5) Botafogo - 59
6) Atlético/PR - 57
7) Corinthians - 55
8) Ponte Preta - 53
9) Grêmio - 53
10) São Paulo - 52
11) Chapecoense - 52
12) Cruzeiro - 51
13) Fluminense - 50
14) Sport - 47
15) Coritiba - 46
16) Vitória - 45
17) Internacional - 43
18) Figueirense - 37
19) Santa Cruz - 31
20) América/MG - 28
Legendas:
Em verde negrito, o campeão brasileiro.
Em verde, os classificados para a Taça Libertadores da América.
Em azul, os classificados para a Copa Sul-Americana.
Em preto, os times que escaparam da queda, mas não se classificaram para nenhum torneio.
Em vermelho, os times que foram rebaixados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Justiça Eleitoral pede vista ao Ministério Público sobre pedido de cassação de candidatura de Juarez da Banana, gerando incerteza em Machados
Atual prefeito de Machados poderá ter registro de candidatura impugnada. Atual prefeito de Machados Juarez Rodrigues, conhecido por Juarez d...
-
A chapa política poderá ter o registro da candidatura cassada Juarez Rodrigues, o popular Juarez da Banana (PSB), atual prefeito de Machados...
-
Atual prefeito de Machados poderá ter registro de candidatura impugnada. Atual prefeito de Machados Juarez Rodrigues, conhecido por Juarez d...
-
Foto: Erivaldo Carvalho Após a realização das convenções partidárias, Limoeiro já conhece quem serão seus dois candidatos a prefeito, a v...
Nenhum comentário:
Postar um comentário