quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PROJETO TEATRAL

PROJETO VAMOS BRINCAR DE FAZER TEATRO APRESENTA AOS PALCOS NOVOS ATORES E TÉCNICOS COM A MARCA LIONARTE DE QUALIDADE


O Teatro e as artes cênicas presentes na cidade de Limoeiro, tem mais um motivo para comemorar e exaltar ao Deus Dionísio. No último Sábado (30 de julho), após quase um ano de intensa dedicação e estudo a expressão mais antiga do espirito lúdico da humanidade, chegou ao fim mais um projeto com a marca Lionarte de qualidade.
No Auditório do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, os alunos do PROJETO VAMOS BRINCAR DE FAZER TEATRO, um dos maiores e melhores projeto de formação de técnicos e atores do Agreste Setentrional Pernambucano, e que é realizado pela Companhia de Eventos Lionarte a mais de duas décadas, apresentou ao palco novos profissionais no ramo teatral.
O projeto contou com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Funcultura, e foi composto de nove módulos de aprendizagem indispensáveis na descoberta do conhecimento do fazer teatral, sendo eles: história do teatro, introdução musical, interpretação, cenografia, cenotécnica, expressão corporal, canto coral, produção, dramaturgia e concluindo com a montagem do espetáculo SOLTE O BOI NA RUA, um texto do ilustre Vital Santos que contou com a direção de Radaméis Moura, onde na ocasião os novos alunos-atores, poderão demostrar tudo que aprenderam durante o curso.
“Encerrar mais uma Oficina Vamos Brincar de Fazer Teatro, é voltar ao passado da Princesa do Capibaribe, na década de 80, quando um grupo de jovens após participar da oficina de teatro e dança, realizada pela então Secretária de Educação do município, se reuniu e decidiu levar a frente a fantasia do teatro, quando eu juntamente com mais alguns conhecidos nomes da cidade, fundamos a Companhia de Eventos Lionarte, que foi resultado de uma oficina de teatro.” Afirma, a atual presidente e uma das fundadoras da Lionarte, Rosângela Maria, em entrevista para o site da companhia.
Ao ser perguntada sobre a importância do projeto Vamos Brincar de Fazer Teatro para Companhia e para a cidade de Limoeiro a atriz comenta. “Pra nós da Lionarte, responsáveis pela execução do projeto, é uma honra de mais uma vez podermos ter cumprido com o nosso papel social e cultural, para com a sociedade Limoeirense. E nos sentimos satisfeitos por termos despertado em cada aluno o gosto pela arte cênica, de termos oportunizado não só os jovens de baixa renda, mas aos demais o acesso livre a produção cultural.”
Questionada a respeito do futuro dos novos atores, a atriz Rosângela responde. “A ideia da Lionarte, não é apenas formar os atores e técnico em teatro e coloca-los no mercado, mas sim selecionar e convidar alguns dos alunos para integrar o elenco oficial da companhia, assim queiram.” E aproveita para fazer alguns agradecimentos. “Agradeço publicamente a todos os oficineiros que integraram o processo, agradeço aos pais dos alunos que durante todo esse período, tiveram paciência e compreensão. E fazer um agradecimento especial aos 79 alunos que iniciaram o curso, porque não haveria projeto vamos brincar de fazer teatro, e agradecer as entidades parceiras da Lionarte, e que acreditam na cultura e no teatro Limoeirense, são elas: Escola Salesiano de Carpina, Escola Pe. Nicolau Pimentel, Casa Primor, Marcant Equipamentos e a Secretaria de Cultura de Limoeiro e a Prefeitura de Limoeiro”
Portanto, a estreia de Solte o Boi na Rua, que foi dedicada ao irreverente e carismático Cláudio Damião da Silva (Cláudio da Burrinha), marca não só a conclusão de um projeto, mas também o início de uma nova fase na vida dos alunos que a partir de agora, poderão ser Reis, Princesas, personalidades históricas ou qualquer outro ser, e sempre que entrarem em cena sentirão aquele friozinho na barriga que os veteranos já conhecem muito bem, eles serão a partir de agora atores e atrizes no mundo na imaginação.
O espetáculo ainda fará apresentações gratuitas, na Escola Estadual Suzel Galiza, dia 05 de Agosto ás 20h, e na Reabertura da Praça da Bandeira de Limoeiro no dia 13 de Agosto ás 19h.

Luiz Neto
www.lionarte.blogspot.com
 
Blog Coisas da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem teriam sido os campeões do Nordeste nos anos que o torneio não foi realizado

A Copa do Nordeste hoje é um torneio consolidado no calendário regional, com jogos entre equipes nordestinas que levam público ao estádio.  ...