Ao se fechar as urnas no último domingo, conhecemos, além do prefeito eleito João Luís Ferreira Filho (PSB) e do vice eleito Marcelo Motta (PSB), os novos vereadores que irão compor a casa a partir de 1 de janeiro de 2017: Bau da Capoeira (PTB), Daniel do Mercadinho (PTB), Robertinho Galvão (PSD), Irmão Jairo (PSB), Professor Marcos Sérgio (PSD), Batalha dos Mendes (PSB), Beto de Washington (PROS), Marquinho Paz (PTB), Juarez de Convales (DEM), Luiz Antônio (PTB), Ronaldo Só Zoeira (PT do B), Zé Higino (PP), Ciciu (PP), Zélia de Ribeiro do Mel (PTN) e Zózimo Albuquerque (PRB). Serão 15 vereadores.
Da atual legislatura, de 13 vereadores, 6 renovaram o mandato e 7 estão de saída. Zé Félix (PRB) não disputou a reeleição, Zé Nilton (PR) disputou a eleição de vice-prefeito e deixa a Câmara após quatro mandatos, Eraldo Cardoso (PTB), Hilton (PTN), Manoel do Povo (PRB), Luiz do Matadouro (PSB), Zé de Nena (PSB) e não foram bem sucedidos em suas campanhas pela reeleição.
A próxima legislatura contará com seis vereadores eleitos no palanque do prefeito eleito Joãozinho: Irmão Jairo, Batalha, Beto de Washington, Juarez, Zé Higino e Ciciu. Os outros nove foram eleitos no palanque do atual prefeito Thiago Cavalcanti (PTB).
Pela primeira vez, desde os anos 90, a Câmara registra a volta de vereadores que haviam saído em mandatos anteriores, sem ser consecutivo: Zé Higino e Zózimo foram vereadores na década passada, tendo até mesmo ambos ocupado a Presidência da Câmara. Daquele período para cá, nenhum vereador que deixou a Câmara tinha conseguido voltar anos depois.
A bancada feminina também registrou um aumento: de uma mulher passou para duas. Além da atual vereadora Zélia de Ribeiro do Mel, entra agora Batalha dos Mendes. Coincidência ou não, ambas as mulheres são representantes da zona rural, sendo uma de Ribeiro do Mel e outra da Vila Mendes.
Juarez continua sendo o vereador mais antigo na Câmara com mandatos contínuos, agora de forma bem disparada, com a saída de Zé Nilton. Juarez foi eleito pela primeira vez em 1996 e já está em quinto mandato, partindo agora para o sexto mandato. Depois dele, apenas vereadores eleitos em 2008: Beto, Zélia e Daniel (irão ainda para o terceiro mandato). Dos eleitos em 2012 e que vão emplacar um segundo mandato, apenas dois vereadores: Bau da Capoeira e Ciciu. Dois estão de volta: Zé Higino e Zózimo. Já os estreantes são sete: Robertinho, Irmão Jairo, Marcos Sérgio, Batalha, Marquinho Paz, Luiz Antônio e Ronaldo Só Zoeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fenômeno politico em eleições recentes, Marcelo Motta não se elege vereador
O ex vice prefeito Marcelo Motta (Avante), que foi candidato a prefeito em 2020, obtendo mais de 10 mil votos, não conseguiu se eleger ver...
-
A chapa política poderá ter o registro da candidatura cassada Juarez Rodrigues, o popular Juarez da Banana (PSB), atual prefeito de Machados...
-
Atual prefeito de Machados poderá ter registro de candidatura impugnada. Atual prefeito de Machados Juarez Rodrigues, conhecido por Juarez d...
-
Foto: Erivaldo Carvalho Após a realização das convenções partidárias, Limoeiro já conhece quem serão seus dois candidatos a prefeito, a v...
Nenhum comentário:
Postar um comentário