quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Cumaru faz história elegendo uma chapa feminina para a Prefeitura

De todas as cidades da região, Cumaru é a que chamou mais atenção no seu pleito eleitoral. Pela primeira vez na história da terra da jabuticaba, uma chapa majoritária formada só por mulheres conquista o pleito municipal, derrotando inclusive um ex-prefeito. Foi a maior diferença de votos da história de Cumaru, totalizando a diferença de 1338 votos pró-Mariana.

Mariana Medeiros (PTC), é esposa do deputado estadual Eriberto Medeiros (PTC) e filha do ex-prefeito José Américo de Medeiros, que esteve à frente dos destinos da cidade entre 1989 e 1992. Mariana foi eleita prefeita no último domingo, vencendo Roosevelt Gonçalves (PSD), que era o candidato apoiado pelo atual prefeito Eduardo Tabosa, o Eduardinho (PSD). Mariana foi candidata a vice-prefeita em 2012 mas não obteve sucesso na época.
A vice eleita, Nadjane Peixoto (PCdoB) é atualmente vereadora pelo segundo mandato, é sindicalista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cumaru. Unidas, elas conseguiram destronar do poder um grupo que vinha governando a cidade há mais de vinte anos. O atual prefeito, Eduardinho, foi prefeito duas vezes entre 1997 e 2005, Roosevelt governou no intervalo entre 2005 e 2009, e Eduardinho voltou em 2009, governando até então. Eduardinho e Roosevelt antes eram adversários, mas se aliaram esse ano. Eduardinho apoiou o ex-adversário na eleição municipal, tendo como vice o vereador Gustavo Pereira. Lembrando que antes de Eduardinho, o prefeito até 1996 foi Vicente Gonçalves, irmão de Roosevelt.

Mariana e Nadjane têm agora o desafio de melhorar os índices econômicos e sociais de Cumaru, que tem perdido uma grande parcela da população nos últimos tempos para outras cidades como Caruaru, Toritama e até Garanhuns. Cumaru é a única cidade da região que tem perdido moradores, enquanto outras cidades da região conseguiram crescimento. Diante de todo esse quadro, Cumaru decidiu dar uma chance a uma renovação política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...