segunda-feira, 31 de outubro de 2016

31 de Outubro - Dia da Reforma Protestante

Reforma Protestante já foi tema de filme.
No dia de hoje, quase todos se lembram do famoso Dia das Bruxas, com direito a festas de Halloween. O que muitos não lembram é que hoje também se comemora o Dia da Reforma Protestante. No dia 31 de outubro de 1517, portanto há 499 anos, o monge agostiniano Martinho Lutero fixou na porta de uma igreja 95 teses, onde protestava contra abusos na época cometidos pela Igreja Romana. Daí o nome de protestantes.

O imbróglio começou quando o Papa autorizou a venda de indulgências, com a finalidade de reconstruir a Basílica de São Pedro. Na ocasião, quem ajudasse teria o perdão dos pecados. Lutero se revoltou, dizendo que "obras não salvam ninguém, somente a fé". Após pregar as 95 teses, Lutero foi excomungado e chegou a queimar a bula da sua excomunhão em praça pública.

Os reformados defendiam a volta da Igreja à situação primitiva, onde os apóstolos viviam humildemente, em contraste com poder do clero romano à época. Combatiam o culto às imagens, a hierarquia católica, a intercessão da Virgem Maria e dos Santos, entre várias outras doutrinas da Igreja Romana.

Lutero acionou a reforma, mas o trabalho de João Calvino - com sua teoria da predestinação - foi muito mais influente. Em seguida, tivemos Henrique VIII, na Inglaterra, que rompeu com a Igreja Católica e formou a Igreja Anglicana, com uma formação parecida com a Igreja Católica. O que ajudou a colaborar muito para que a Reforma se expandisse foi a imprensa, que havia acabado de ser inventada. Logicamente, a Igreja Católica não ficou de braços cruzados e fez a Contra-Reforma, onde reafirmou importantes pontos da doutrina católica, mas criou seminários para formação de padres.

Confira um artigo na Wikipédia onde se conta detalhes sobre a Reforma Protestante:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante

Pesquisa matéria na Isto É:

http://istoe.com.br/fatos-sobre-a-reforma-protestante/

Matéria do site Terra:

https://noticias.terra.com.br/papa-participa-de-celebracao-da-reforma-protestante,02367816fcf5c22feac73f6e8652c4242h56mst2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta terça-feira - 16/04/2024

O PSDB, agora dirigido por Marconi Perillo, a nível nacional, tenta se colocar ainda no Brasil como uma opção viável fora da danosa polariza...