quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Prédio protegido pela Fundarpe é demolido pela Prefeitura de Bom Jardim

Foto Whatsapp
Na noite de terça-feira (03), um prédio protegido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), foi demolido na cidade de Bom Jardim, pela Prefeitura local. O Governo do Estado, devido a isso, notificou a Prefeitura de Bom Jardim pela demolição, por danos ao patrimônio ferroviário estadual, pois o prédio vinha em processo de tombamento desde 2006.
Foto Google Maps

O prédio demolido era um armazém, construído, em 1937, e abrigava a Secretaria de Educação do Município. O imóvel fazia parte do Conjunto Arquitetônico da Estação Ferroviária de Bom Jardim, incluindo a antiga estação, onde atualmente funciona a Prefeitura e um dique.

A gestão municipal alegou ao G1 que a manutenção do prédio exigia um alto custo, por isso foi preciso fazer a demolição. Além do mais, a prefeitura afirmou que fez o serviço por causa da "construção de uma via que liga as rodovias PE-88 e PE-90, que não poderia ser concluída sem a derrubada do imóvel".

A notificação do governo foi feita pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundarpe. O governo solicitou, ainda, a abertura de um inquérito civil para a apuração da responsabilidade de dano ao Patrimônio Histórico de Bom Jardim à Promotoria de Justiça da cidade. Segundo a Fundarpe, a demolição poderia ter sido evitada. A fundação enviou à Prefeitura uma notificação para que não demolisse o imóvel, mas teria ficado pronta na terça e enviado nesta quarta-feira (04), quando o imóvel já estava no chão. Segundo o órgão, a demora aconteceu por conta da falta de uma assinatura. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...