quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Encontro de Cidades Inteligentes é pontapé inicial para parceria entre CONDEPE/FIFDEM e Feira Nova



Nos dias 02 e 03 de dezembros o município sediou o 1° Encontro Regional de Territórios Inteligentes da Cidade de Feira Nova. Na oportunidade foram apresentadas conferências sobre o "Pensar e Planejar uma educação voltada para a construção de uma cidade educativa" , além da apresentação de modelos já experimentados em Portugal. Instituições como a UFPE, UFRPE, UPE, Governo do Estado (CONDEPE/FIDEM e GRE) e pesquisadores locais, conduzidos pelos pesquisadores da Universidade de Coimbra, debateram questões e caminhos possíveis para a implementação de ações que melhorarão a vida do nosso povo. No segundo dia do encontro, foram realizadas visitas técnicas às escolas e a outros equipamentos públicos, dando início as ações de campo. Na oportunidade também foi assinado um protocolo de intenção de cooperação técnico-científica entre o município e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 da Universidade de Coimbra.
A presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, participou nesta segunda-feira (02.12), do 1º Encontro Regional de Territórios Inteligentes de Feira Nova. O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos, e objetivou debater sobre a formação de territórios inteligentes, tendo a educação como eixo norteador. Na ocasião, a presidente apresentou um perfil socioeconômico do município, dando início a uma parceria visando dar suporte técnico e repasse de dados que subsidiarão um plano de desenvolvimento local.
O prefeito de Feira Nova, Danilson Gonzaga, coordenou as atividades do encontro juntamente com o secretário de educação do município, Claudison Albuquerque. Ele comentou que o esforço para estas parcerias é no sentido de construir caminhos que visem uma cidade melhor para a população.



Sheilla Pincovsky, no encontro, estava acompanhada da assessora Marieta Baltar e do gestor de Planejamento Metropolitano da Condepe/Fidem, Paulo da Fonte. A presidente mostrou alguns indicadores de Feira Nova entre eles o índice de Vulnerabilidade Social (IVS). Ela também comentou a importância da instalação de creches ( que atende crianças de 0 a 3 anos) para a educação, sendo a falta de vagas nestes locais uma das principais reclamações da população feminina. “Os estudos mostram que a primeira infância é a etapa mais importante de desenvolvimento de uma criança, e que a instalação de creches pelas prefeituras é fundamental para que a haja os estímulos educacionais corretos para essa faixa etária como também beneficia as mulheres, para que possam voltar de forma tranquila ao mercado de trabalho”, registrou a gestora estadual.
A presidente destacou, ainda, que as creches públicas são equipamentos estratégicos, não só no âmbito da educação, mas também na assistência social e nas condições de trabalhabilidade das famílias, e em especial das mulheres mais vulneráveis. “As creches podem ter repercussões significativas na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, especialmente na redução de vulnerabilidade feminina nas dimensões de renda e trabalho, viabilizando o engajamento no mercado de trabalho em condições mais competitivas e sustentáveis, contribuindo para a mobilidade social das gerações futuras”, concluiu Sheilla Pincovsky.
A programação do evento contou ainda com uma palestra proferida pelos pesquisadores da Universidade de Coimbra/Portugal. Os portugueses vieram firmar um Protocolo de Intenção de Cooperação Técnico-Científica entre o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e a Prefeitura Municipal visando novas ações dentro da Rede de Educação – Redec, que desenvolve o programa de Cidades Inteligentes. Estavam presentes ao evento pesquisadores de diversas instituições entre elas de universidades pernambucanas (UPE, UFPE/Recife e Caruaru, UFRPE), dos governos estadual e federal, pesquisadores locais.


BLOG DO ELTON DOUGLAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...