quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Vitória de Trump acende debate sobre pesquisas eleitorais

Joãozinho contrariou pesquisas eleitorais e foi eleito prefeito de Limoeiro.
A eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos ascendeu um forte debate sobre as pesquisas eleitorais. Tanto lá como aqui, pesquisas erraram dando vitórias a candidatos que acabaram derrotados. A maior parte das pesquisas de opinião na terra do Tio Sam previa a vitória da candidata governista Hillary Clinton. Mas as pesquisas foram desmentidas e Trump acabou sendo eleito.

Aqui na "nossa casa" tivemos um caso bastante parecido. Saiu uma pesquisa de um instituto, onde o atual prefeito de Limoeiro, Thiago Cavalcanti (PTB) tinha 24 pontos a mais à frente do adversário João Luís Ferreira Filho, o Joãozinho (PSB). A história contada no dia 2 de outubro por aqui foi diferente, e Joãozinho acabou sendo eleito prefeito.

Outro caso parecido aconteceu durante o Segundo Turno em Caruaru, onde a maior parte das pesquisas apontavam para uma vitória do deputado estadual Tony Gel. Mas quem acabou vencendo a eleição na capital do forró foi a deputada estadual Raquel Lyra.

Até onde as pesquisas acertam uma eleição? Até onde elas confirmam a vitória ou a derrota de um candidato. O que estamos vendo é que parece que muitos não se deixam mais levar por pesquisas de opinião. Muitos eleitores têm tido uma visão crítica a respeito do assunto.

Uma coisa é certa: pesquisa só mostra o momento. Mas eleição se vence apenas no dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...