segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Casa antiga está sendo demolida na Avenida Severino Pinheiro

Foto tirada pelo professor Marcos Sérgio
Roberto Carlos diz em uma das suas mais famosas músicas: "Não sou contra o progresso, mas apelo pro bom senso, um erro não conserta o outro, é isso que eu penso". (O Progresso, 1976). Pois essa letra se adequaria a algo que está acontecendo em Limoeiro. Uma das mais antigas e históricas casas da Avenida Severino Pinheiro está sendo demolida para dar lugar, segundo informações, a uma galeria.

Limoeiro é um dos mais antigos municípios do estado, tendo pertencido uma parte a Igarassu e outra parte a Olinda. Uns dizem que as terras de Limoeiro iam até o atual município de Surubim, e outros dizem que as terras limoeirenses chegavam até Santa Cruz do Capibaribe. Independente disso, sabemos a história que nosso município representa.

Portanto, é preciso que haja um cuidado especial quanto aos patrimônios históricos. As cidades que preservam seu patrimônio, como por exemplo Olinda, oferecem um charme especial, onde o antigo e o moderno convivem harmoniosamente. Cidades que preservam patrimônios históricos atraem muitos turistas.

Aqui, uma loja próxima à Prefeitura, a Narciso Enxovais, deu um exemplo de respeito ao patrimônio histórico, abrindo a loja, adequando, mas preservando o formato da antiga casa.

Como disse acima, não somos contra o progresso. Mas o dinheiro e o ganho não podem falar mais alto que o respeito à memória histórica de uma cidade. Poderia-se até se adequar a antiga casa, fazer uma reforma. Caso não pudesse, Limoeiro oferece muitas opções de lugares para se abrir uma galeria, uma loja ou qualquer outra coisa. Todo e qualquer empreendimento é bem-vindo, afinal nossa cidade precisa gerar mais empregos. Mas isso pode ser feito sem derrubar a memória histórica que tanto embeleza nossa cidade.

Em Limoeiro, o antigo e o moderno podem conviver lado a lado. O amor ao ganho não pode destruir essa convivência. Limoeiro é uma das mais antigas cidades do estado de Pernambuco, que tem vocação para o crescimento e o desenvolvimento. Que sirva de reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alemães presos por fazerem saudação nazista em frente à casa onde nasceu Hitler

  Quatro cidadãos alemães foram presos em Braunaum am Inn, na Áustria. Eles estavam prestando homenagens ao ditador Adolf Hitler, em frente ...