sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Opinião: PT e PSL erraram em retirar candidaturas próprias ao Governo de Pernambuco

Atualmente grandes rivais na disputa pela Presidência da República, no estado de Pernambuco, o PT e o PSL cometeram um grande erro em retirar suas candidaturas próprias ao Governo de Pernambuco, tirando inclusive, o interesse nessa eleição.

O PT, partido do candidato Fernando Haddad e do ex-presidente Lula, tinha Marília Arraes no páreo, e que por sinal, pontuava bem nas pesquisas. A presença de Marília, inevitavelmente, forçaria um segundo turno na eleição estadual, algo que só aconteceu em 2006, quando tivemos três candidatos fortes (Eduardo Campos-PSB, Mendonça Filho-DEM e Humberto Costa-PT, sendo que os dois primeiros foram ao segundo turno, e deu Eduardo).

O PSL, por sua vez, tinha como pré-candidato o Coronel Meira, que embora desconhecido, teria condições de crescer, impulsionado pela candidatura de Jair Bolsonaro.

Mas o PT retirou a candidatura de Marília, e foi para o palanque de Paulo Câmara (PSB), tendo Humberto Costa como seu candidato a senador. O PSL, por sua vez, aderiu ao palanque de Armando Monteiro (PTB).

A presença de Marília Arraes e Coronel Meira também evitaria duas situações de constrangimento nessa disputa. Uma delas é o candidato a senador Jarbas Vasconcelos (MDB), mais do que falar em suas propostas, tendo que se explicar a todo o momento, por que está no mesmo palanque do PT, algo que não aconteceria se Marília tivesse sido candidata. Já outra situação de constrangimento evitada seria a expulsão de Júlio Lóssio da Rede, pois ele não teria como receber o apoio de Meira, sendo ele mesmo candidato.

PT e PSL acabaram tirando emoção das eleições estaduais, caracterizada por serem polarizadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...