quarta-feira, 12 de setembro de 2018

A Importância dos Deputados e Senadores

Num tempo de grande descrédito para a política brasileira, é importante se avaliar a importância dos poderes. Muitos pretendem votar para presidente, governador, talvez senador, mas rejeitam votar em deputados (federal e estadual).

Mas é preciso alertar: voto em deputado federal, senador e deputado estadual tem que receber nossa devida atenção. No Congresso Nacional, temos 513 deputados (25 de Pernambuco), 81 senadores (3 de Pernambuco), e na Assembleia Legislativa, 49 deputados estaduais. São eles quem fazem as leis e fiscalizam o Executivo.

Muitos querem alterações nas leis penais brasileiras. Pois bem, isso só cabe ao Congresso Nacional fazer. O presidente pode encaminhar o projeto, sancionar ou vetar, mas quem faz as leis, as aprovam ou as rejeitam são os deputados. A PEC 241 (Teto dos Gastos), a Reforma Trabalhista, a Terceirização, por exemplo, foram aprovados pelos deputados. Mesmo que Temer quisesse, caso os deputados e senadores não quisessem, as reformas acima ditas não teriam sido aprovadas.

Sem contar outro detalhe: o Presidente da Câmara dos Deputados e o Presidente do Senado estão na linha de sucessão do Presidente da República. Caso o presidente e o vice sejam impedidos de continuar, quem assume é o presidente da Câmara, e em impedimento deste, assume o presidente do Senado. O mesmo funciona nos estados, onde o presidente da Assembleia Legislativa está na linha de sucessão do Governo do Estado.

Por isso, vote no seu candidato a presidente, senador, governador... mas não se esqueça, escolha bem seus deputados federal e estadual. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...