quarta-feira, 22 de julho de 2015

Feira da Sulanca de Caruaru: Uma novela interminável

Foto do Google / ilustração
A novela da Feira da Sulanca de Caruaru parece mesmo estar longe do fim. É que a comissão de Legislação e Redação de Leis da Câmara Municipal não aprovou nenhuma das oito emendas sugeridas pelos parlamentares para o projeto de lei de nova Feira da Sulanca. O parecer foi divulgado na terça-feira, dia 21.

Outro assunto que foi discutido durante a reunião foi o parecer elaborado pelo departamento jurídico da Câmara de Caruaru. Os advogados da Casa viram falhas no projeto e orientaram os edis a não aprovar o documento. Dois vereadores, porém, desconsideraram os conselhos jurídicos. O projeto original foi aprovado sem emendas.

Na semana passada, Rivaldo Soares deu entrada na Câmara de Vereadores da cidade com um edital para a convocação de um plebiscito para que o povo possa opinar sobre a transferência ou não da Feira da Sulanca.

"Colhemos o dobro de assinaturas do que manda o texto do Regimento Interno e esperamos que o nosso requerimento seja votado antes do projeto do prefeito, uma vez que ele versa sobre o projeto em tramitação na Câmara, que visa a transferência da Feira da Sulanca", disse Rivaldo. 

CRONOLOGIA

Essa novela da transferência da feira já dura desde 2008, quando se ventilou pela primeira vez essa possibilidade. Na ocasião, o então candidato a prefeito José Queiroz (PDT) falou em organizar a feira como ela está. Em seguida, ao assumir a Prefeitura, Queiroz começou a fazer algumas organizações na Feira e falou em ouvir o sulanqueiro, que era quem deveria decidir sobre a mudança ou não da feira. Foram feitos vários recadastramentos com diversos intuitos.

No começo do ano de 2010, a parte da Feira que funcionava nas Ruas Lourival José da Silva, Rui Limeira Rosal e Miguel de Sena foi transferida para o terreno da antiga Fundac, no bairro do Vassoural. Uma transferência que foi questionada por vários sulanqueiros, devido ao estado em que se encontrava o referido terreno.

Enquanto duas outras cidades do Pólo de Confecções do Agreste - Santa Cruz do Capibaribe e Toritama - colhem frutos positivos com a mudança de suas feiras para locais mais apropriados, em Caruaru a polêmica ainda perdura até os dias de hoje. Em 2015, chegou a ser criado um Conselho para a transferência da feira, composta por alguns membros, mas o Conselho foi extinto.

Enquanto isso, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, os frutos são colhidos. A feira funcionava no centro da cidade e foi transferida para o Moda Center de Santa Cruz, considerado modelo como shopping têxtil. Já em Toritama a feira também foi transferida do centro da cidade para o Parque das Feiras de Toritama, na beira da BR-104. Enquanto Caruaru sofre com essa novela, as cidades de Santa Cruz e Toritama continuam obtendo bons resultados e muito lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...