O ataque do Irã contra Israel causou uma grande preocupação a nível mundial. Vale ressaltar que Israel já vem enfrentando desde outubro uma guerra com o Hamas - apoiado pelo Irã -, quando o Hamas atacou Israel.
O governo brasileiro não deixou clara sua posição, mas apenas avalia que "Israel quer levar os Estados Unidos para o conflito". O Irã, por sinal, já fez sérias ameaças de retaliações se os Estados Unidos entrarem na história. O fato é que mais uma preocupação de um novo conflito no Oriente Médio tem causado preocupação na comunidade internacional.
Ironicamente, no passado, em tempos bíblicos, o Império Persa - que os iranianos são os principais herdeiros - foi um dos impérios mais benevolentes com Israel. Foi um imperador persa, Ciro, quem autorizou a volta dos judeus para Jerusalém e a reconstrução do templo, após a Pérsia ter ocupado a Babilônia, que havia exilado os israelitas por 70 anos. Séculos depois, em tempos recentes, o Irã teve até mesmo presidente que falou abertamente em "varrer Israel do mapa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário