Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro, no Maranhão, Sarney é o único ex-presidente vivo nascido na República Velha, antes da Revolução de 1930 que colocou Getúlio Vargas no poder.
Além de ser o ex-presidente mais idoso ainda vivo, Sarney é também no geral o segundo presidente mais longevo, perdendo apenas para Venceslau Brás, que viveu 98 anos. Na qualidade de ex- vice-presidente, também detém os mesmos recordes: o mais velho vivo e o segundo mais longevo da história, perdendo também para Venceslau, que também foi vice presidente antes de sua presidência.
Sarney foi eleito em 1985 vice presidente na chapa de Tancredo Neves, pondo fim ao regime militar, mas acabou assumindo a presidência devido a doença e morte de Tancredo. Com isso, Sarney esteve a frente dos destinos do Brasil por cinco anos, até 1990, quando passou a faixa pra Fernando Collor, primeiro presidente eleito pelo povo após quase trinta anos.
Positivamente, Sarney foi responsável por consolidar a volta da Democracia, tendo inclusive convocado a Constituinte que elaborou uma nova Constituição em 1988. Negativamente, suas tentativas de combater a inflação foram fracassadas, e ele ficou bastante impopular. Sarney cogitou algumas vezes voltar a Presidência, mas acabou sempre desistindo.
Sarney saiu de 2014 do seu último mandato - senador pelo Amapá - mas segue ativo na política, aconselhando políticos das mais diversas tendências ideológicas. E segue residindo em Brasília.
Venceslau Brás - Único presidente a passar José Sarney em longevidade, Venceslau Brás, mineiro, nasceu em 1868 e faleceu em 1966. Foi vice presidente de 1910 a 1914, e presidente de 1914 a 1918. Governou durante a República Velha, e Primeira Guerra Mundial, e viveu ainda para ver a Revolução de 1930, Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, suicido de Vargas, fundação de Brasília, renúncia de Jânio Quadros - que nasceu em 1917, durante seu governo - e o golpe Militar, tendo morrido já durante o Regime Militar.
Pergunta que não quer calar - O que o Brasil tem a comemorar nos seus 524 anos de existência completados na última segunda-feira?
Nenhum comentário:
Postar um comentário