segunda-feira, 15 de abril de 2024

Coluna desta segunda-feira - 15/04/2024

 

Escolhida como pré-candidata a vice na chapa de Daniel do Mercadinho, a servidora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Mirella Duarte, neta do ex-prefeito Adauto Duarte, tem tido boa aceitação. Percorrendo as ruas lado a lado com Daniel e seu grupo político, ela tem sido muito bem acolhida. Mirella, inclusive, é a entrevistada hoje à noite no programa "Ponto de Vista", na PFTV. 

Embora seja estreante na política, Mirella tem a política em seu DNA; seu avô, Adauto Heráclio, foi vereador e prefeito por duas oportunidades: 1963 a 1969, e depois, entre 1977 e 1982. Seu tio avô, João Duarte - irmão de Adauto -, foi eleito prefeito em 1959, mas não assumiu por ter falecido antes da posse. O filho de João foi Luís Raimundo Duarte, prefeito de Limoeiro de 2005 a 2009. Mirella se filiou ao Progressistas do deputado estadual Henrique Queiroz Filho, sendo a presidente municipal do partido. 

Cara nova - O blog Notícias Net está de cara nova. Agora com a nomeação "Notícias Net", onde ampliamos nosso horizonte informativo, sem esquecer do nosso dia a dia local. Teremos uma coluna diária, além de informações o tempo inteiro. 

Cumaru - A união entre a pré-candidata a prefeita Nadjane Peixoto e o ex-prefeito Eduardinho tem dado o que falar em Cumaru. Não somente Eduardinho, mas outro pré-candidato, Val da Internet, também retirou seu nome para apoiar Nadjane. Val da Internet deverá ser candidato a vereador, enquanto Eduardinho deverá indicar sua esposa para vice. Como do lado governista ainda não se escolheu quem será candidato(a), Nadjane caminha a passos largos para suceder a atual prefeita Mariana Medeiros, de quem foi vice, mas sendo que estão rompidas desde 2020.

Caruaru - Prefeito de Caruaru por quatro mandatos, Zé Queiroz tenta mais um mandato. Já com seus 82 anos de idade, ele ainda mostra disposição para disputar mais uma vez a prefeitura na maior cidade do Agreste. Entretanto, ele terá o desafio de enfrentar Rodrigo Pinheiro, o atual prefeito, que deverá ser apoiado pela governadora Raquel Lyra. Esse tipo de desafio é novo para Queiroz, que jamais enfrentou nas urnas um prefeito em exercício do mandato.

Limoeiro - Em Limoeiro, segue o mistério sobre o PT, partido do atual presidente Lula. Wedson Galindo, assessor do senador Humberto Costa, tem se colocado como pré-candidato a prefeito, mas existe uma possibilidade que ele possa integrar um dos dois grupos políticos, o de Orlando Jorge (Podemos) ou Daniel do Mercadinho (MDB). O PT também deseja fazer um vereador, algo que não tem desde 2008, quando Padre Jorge encerrou seu mandato na Casa Agripino de Almeida. Além de Padre Jorge, o único outro vereador que o PT teve na Câmara foi Fernando Melo, entre 1993 e 1996. 

Gravatá - Na cidade de Gravatá, a disputa será mesmo reeditada, entre o atual prefeito Padre Joselito (Avante) e Joaquim Neto (PSDB), que tenta dar o troco ao padre, que o derrotou nas urnas, impedindo sua reeleição. Mas por lá, outras pré-candidaturas tem surgido, como a do empresário Rodolfo Silva (Novo), e se comenta uma possibilidade de Waldemar Borges ser candidato por lá, representando o PSB. São coisas que apenas saberemos nas convenções. 

Garanhuns - O atual prefeito Sivaldo Albino (PSB) caminha a passos largos para uma reeleição. Tem amplo apoio popular na Suíça pernambucana. O ex-prefeito, atual deputado estadual Izaías Régis, deverá ser seu oponente, mas ultimamente, tem se envolvido em polêmicas desnecessárias. Chegou a dizer que o prefeito "só levou um cabaré para Garanhuns", o que gerou a reação de uma dona de uma casa noturna da cidade. 

Lajedo - Ex-prefeito, Antônio João Dourado anda pelos quatro cantos do município, para fortalecer seu nome. Ele deverá enfrentar o atual prefeito Erivaldo Chagas, que foi eleito em 2020 vice de Adelmo Duarte, mas acabou assumindo a prefeitura logo em 2021 pelo falecimento do titular. Dourado foi prefeito de 1997 a 2004, e em seguida, entre 2009 e 2012. 

Toritama - A vereadora Carol Gonçalves (PSDB) tem chamado atenção por sua forma de exercer seu mandato na terra do jeans. Ao que parece, sua atuação incomodou alguns poderosos, que chegaram até a tentar a cassação do seu mandato, com uma acusação infundada, o que inclusive, foi arquivado pelo órgão de justiça responsável. Carol deverá tentar a reeleição, e tem boas chances de permanecer por lá. 

Pergunta que não quer calar - Israel vai responder ao Irã pelo ataque que sofreu no último final de semana? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixo o recado: estou pronto e preparado, seguindo com a pré-candidatura, nem na caneta e nem nas urnas os adversários irão me derrotar, ” declara Argemiro em Machados

“Povo de Machados, tenha certeza que serei novamente candidato a prefeito, vou enfrentar os adversários nas urnas”, afirma Argemiro . No pal...