terça-feira, 23 de abril de 2024

Coluna desta terça-feira - 23/04/2024

 

Repercutiu muito no estado as cobranças que a governadora Raquel Lyra recebeu do deputado Izaías Régis para ações voltadas para o Agreste Meridional, em especial para a cidade de Garanhuns. Não seria nada demais não fosse por um detalhe: Izaías é o líder do Governo na Assembléia Legislativa. 

Izaías se sente cobrado, pois é pré-candidato a prefeito de Garanhuns e terá o duro desafio de desbancar o atual prefeito Sivaldo Albino, que recebe boa aprovação da sua gestão. Mas não se trata somente disso: se trata da forma como Raquel anda se relacionando com o Poder Legislativo. Apesar de ser da escola política de Eduardo Campos, que sabia muito bem se entender com direita, esquerda e centro, parece que Raquel faltou à essa aula, pelo menos. Não foram poucos os embates entre ela e o presidente da ALEPE, Álvaro Porto, que também é do Agreste Meridional - Canhotinho. 

Muito se diz que se Raquel não tomar cuidado, poderá ser governadora de um mandato apenas. Isso porque deverá enfrentar em 2026 ninguém menos que João Campos, o atual prefeito do Recife, que goza de aprovação recorde, enquanto Raquel, recentemente, recebeu a menor aprovação entre todos os governadores estaduais. Claro que política é uma caixinha de surpresas e Raquel poderá, sim, se recuperar. Mas é bom acordar agora, pois as eleições municipais de 2024 serão teste de fogo para a primeira mulher eleita governadora do Estado. 

José Sarney - amanhã, o ex-presidente da República José Sarney completará 94 anos. Além de ser o ex-presidente mais idoso ainda vivo, Sarney é o segundo presidente mais longevo da História do Brasil: apenas Venceslau Brás, que viveu 98 anos, viveu mais do que ele. Para se ter uma idéia da longevidade de Venceslau, ele governou o Brasil durante a República Velha, mais de 10 anos antes da Era Vargas, e só veio a falecer já no Regime Militar. 

Direita forte - as manifestações de Copacabana no último domingo em prol de Jair Bolsonaro mostram que a direita ainda está forte. Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, alguns bolsonaristas de Pernambuco estão tentando trazer um próximo movimento para o Recife. Seria uma forma de Bolsonaro também se aproximar mais do Nordeste, onde o lulismo ainda é muito forte, tendo sido a única região inteira do Brasil onde ele não conseguiu vencer em nenhum estado. 

Brasília - No dia 21 de abril, Brasília completou 64 anos de existência. A maior cidade do mundo construída no Século XX ainda exibe muita beleza, mas esconde muitos desencantos da política. Fundada pelo então presidente Juscelino Kubitscheck, ela já era idealizada desde o tempo da Monarquia, tendo inclusive José Bonifácio sugerido o nome de "Brasília". 

Pergunta que não quer calar - Quem será o vice de João Campos no Recife? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça decide pela elegibilidade do ex-prefeito de Machados, Argemiro Pimentel

O pré-candidato a prefeito de Machados afirma que essa decisão dará um gás a sua disputa eleitoral O Tribunal de Justiça do Estado decidiu, ...