segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Câmara discute mudança da data de emancipação de Limoeiro

Por requerimento do vereador Marcos Sérgio (PSD), foi realizada hoje na Câmara Municipal de Limoeiro uma reunião onde se discutiu a mudança da data de emancipação de Limoeiro. Atualmente, a emancipação é comemorada no dia 06 de abril, sendo que a data correta é 27 de julho.

Explica-se: no dia 27 de julho de 1811, Limoeiro foi elevada à categoria de município autônomo, solicitado pelo então governador de Pernambuco, Caetano Pinto de Miranda Montenegro. O príncipe regente D. João VI, que na época estava no Brasil, atendeu ao pedido, e elevou Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho e Paudalho à categoria de vilas (hoje cidades).

No dia 06 de abril de 1893 (82 anos de sua emancipação), com o nascimento do período republicano, Limoeiro elegeu seu primeiro prefeito, o Comendador Pestana. É essa data que atualmente é comemorada.

O Dr. Barbosa, em sua fala, lembrou que Bom Jardim atualmente tem 148 anos, e Taquaritinga do Norte tem 131 anos, e ambos os municípios pertenceram a Limoeiro. "Não pode o município que deu origem a eles ter apenas 125 anos", destaca.

O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro encabeça essa luta. O vereador Marcos Sérgio renunciou ao requerimento e solicitou que o mesmo fosse assinado por todos os colegas vereadores, para que todos conjuntamente possam apresentar o requerimento da mudança da data de emancipação já na volta dos trabalhos das sessões, no próximo dia 01 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...