sábado, 5 de março de 2016

Espetáculo da Paixão de Cristo de limoeiro se destaca por sua originalidade e beleza



A cidade de Limoeiro, no agreste Pernambucano, localizada a cerca de 70 km da capital, é sem dúvidas um celeiro de artistas, em seus mais diversos segmentos culturais. É lá também que todos os anos a Caravana do Palhaço Xililique realiza a Paixão de Cristo de Limoeiro. Uma paixão que em 2016 completa 13 anos, e que atrai turistas para o município, durante a Semana Santa, para assistir ao espetáculo, uma paixão com diálogos ao vivo, e que emociona o público. A encenação, que em 2016 será de 23 a 26 de março, conta a vida de Jesus enfocando alguns dos principais fatos relatados na Bíblia, começando com o Sermão da Montanha e terminando com a ascensão de Cristo aos céus. Em um só palco, os cenários são trocados inúmeras vezes, e com a ajuda de adereços, elementos e iluminação, novos ambientes são criados para ajudar a contar essa história.  Além disso, uma rica pesquisa de som proporciona ao público uma trilha sonora emocionante. Os figurinos e alguns efeitos completam esse belíssimo espetáculo.

Outro ponto curioso e bastante original da Paixão de Cristo de Limoeiro é o elenco, formado não só por artistas experientes, mas sobretudo por Donas de Casa, Comerciantes, Estudantes, e pelos moradores da cidade, crianças , jovens, adultos e idosos, que unidos   cumprem o objetivo maior da encenação, que é a evangelização. Uma evangelização que confere ao espetáculo uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas. Nesta temporada, o público contará com algumas novidades no elenco, como Juliana Pestana (Madalena), Radaméis Moura (Herodes), Luiz Pereira Neto (Apóstolo Judas), Wiris Mayra (Herodiades), onde alguns assumem novos papeis, e outros que vão estrear e contracenar pela primeira vez ao lado de João Paulo Florêncio (Jesus), Ludmylla Rodrigues (Maria) Fernando Mota (Pilatos), Irenildo Vieira (Caifás) e Jaime Salvador (Anás), que fizeram os personagens em 2015 e retornam este ano.

Numa equipe formada por cerca de 100 atores, figurantes, técnicos, sonoplasta, iluminadores, contrarregras, maquiadores, cabeleireiro, costureiras, entre outros, que atuam na realização do espetáculo sob a Direção Artística de George Pestana, que conta com o auxilio dos Assistentes de Direção, Ana Karolina Pestana, Elias Ferreira e Luiz Pereira Neto. “O esforço, a dedicação e a seriedade empreendida na montagem da Paixão de Cristo de Limoeiro, traduzem-se na emoção e na beleza apresentada ao público durante os dias de apresentação. É uma satisfação enorme poder ver o nosso trabalho, após ser revelado ao público, ser bem aplaudido. É uma emoção maior ainda poder ver a visível transformação que o espetáculo sofreu ao longo de 13 anos.

Todos os anos temos o mesmo desafio, todos os anos narramos a mesma história, acreditamos que cerca de 50 mil expectadores já assistiram o nosso espetáculo, e as vésperas de estrearmos mais uma temporada, tenho certeza de uma coisa, ‘estamos preparando a melhor paixão para o melhor público’, uma evangelização que abraça todas as crenças.” Afirma George Pestana, o presidente da Caravana do Palhaço Xililique e Diretor do espetáculo. No entanto, nada seria possível sem o apoio do comércio local, das empresas, instituições e pessoas que acreditam em nosso trabalho, sendo eles: Prefeitura de Limoeiro / Secretaria de Cultura e Juventude, Cia. de Eventos Lionarte, Site Fiksperto, Tv Mídia Digital, Art-Som Equipadora, Vereador Zé de Nena, Ferrer Promoções, Rufino Construções, Signart Design, Casa Primor, Casa Lemos, Ponto Auto Peças, Loja Santa Inês, Varejão Verde, Panificadora e Bazar Santa Ana e Leegenda Confecções. A quem desde já agradecemos o apoio.

por Luiz Pereira Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...