quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Limoeiro inaugura novas instalações do CTA



O prefeito Thiago Cavalcanti entregou, na noite desta quarta-feira, 04, as novas instalações do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Agora, o Centro funciona na Rua Amaro Caetano, no Bairro José Fernandes Salsa, o espaço foi todo estruturado para a realização de testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de aconselhamento psicossocial para pacientes com diagnóstico positivo para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

“Tenho certeza que aqui as pessoas vão encontrar um atendimento humanizado, como deve ser quando se trata de um público que já chega fragilizado e precisa de acolhimento e apoio. Antes, utilizávamos uma casa adaptada para esse atendimento, onde um quarto servia de laboratório. Hoje, o espaço é igual a uma clínica, e atende todos os requisitos do Ministério da Saúde. O conforto e o atendimento serão diferenciados”, disse o gestor municipal, que entregou o novo espaço acompanhado dos vereadores, do secretário municipal de Saúde, Orlando Jorge, do coordenador do CTA, Wilson Arruda, além do Padre Maurício Nascimento.










O secretário de Saúde, Orlando Jorge explicou que no espaço são atendidas demandas referenciadas e espontâneas, aquelas que não necessitam de indicação médica, de forma discreta e reservada, disponibilizando serviços na área da psicologia, assistência social, enfermagem, exame laboratorial e biomedicina. “O resultado dos exames sai em até 30 minutos. Para casos de resultado positivo para HIV ou qualquer outra DST, o paciente já sai do centro orientado e encaminhado aos locais onde possa realizar o tratamento e acompanhamento. A Prefeitura de Limoeiro tem investido em ações e obras voltadas ao setor, o que mostra que para a gestão municipal a saúde é prioridade”, finalizou o secretário.

DIPML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...