quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Comitiva vai à Recife reinvidicar soluções para a escassez de água

Na manhã do dia 09 de janeiro, o prefeito Thiago Cavalcanti, o secretário de agricultura municipal Marcelo Mota, junto com os vereadores da base aliada seguiram à capital pernambucana para participarem de uma reunião marcada com o secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco, Nilton Mota. Na pauta o chefe do executivo municipal foi tratar de possíveis soluções viáveis para sanar os transtornos que a estiagem vem provocando na zona rural de Limoeiro. Entre as reivindicações estão à instalação de bombas de água nos poços artesianos já perfurados, manutenção e limpezas dos poços e veículos de carro pipa. No encontro que ocorreu na sede da secretaria, no bairro do Cordeiro, também contou com a presença do deputado estadual Zé Humberto e o deputado federal Ricardo Teobaldo.


Na reunião, vereadores contaram a atual situação do município com o sofrimento que vem causando a falta de água nas comunidades rurais. “Sabemos que somos considerados ‘oposição’ ao atual governo do estado, contudo, viemos pedir em nome do povo limoeirense, o qual já sente na pele o problema da estiagem. Não iremos ficar de braços cruzados temos que buscar soluções e a contribuição da secretaria de agricultura é a primeira etapa”, disse o vereador Eraldo Cardoso.
Após a reunião ficou acertado que a prefeitura de Limoeiro irá realizar o levantamento da situação em que se encontram todos os poços artesianos e suas respectivas vazões. Esses dados serão repassados para o secretário de Agricultura do estado, o qual se comprometeu em tentar solucionar essa prioridade da comitiva em tempo hábil. “Esse problema é em todo Pernambuco, desde meados de 2011, onde as chuvas vem sendo sempre abaixo da média a cada ano. E a previsão para este ano, se repetirá como todos os outros: pouca chuva. A secretaria está se planejando para iniciar diversas ações que ajude a melhor conviver com a estiagem. Vamos marcar outra reunião após o levantamento dos dados de Limoeiro e sentar para discutirmos como o governo pode contribuir com o município”, disse Nilton.
No final da tarde, a comitiva seguiu para outra reunião, ainda em Recife. O destino dessa vez era o escritório da Compesa para discutir com o diretor presidente, Roberto Cavalcanti, sobre o abastecimento de água de Limoeiro e a paralização das obras de distribuição de água na cidade. Para o prefeito Thiago, o momento é de buscar formas para resolver os problemas ligados à água na cidade. “Nosso papel é este. É de lutar por soluções para a cidade. Não sou de ficar apenas sentado no gabinete. Se depender dos nossos esforços para encontrar meios de amenizar o problema da seca, iremos fazê-lo. Vamos continuar insistindo e provendo maneiras de sanar essa situação das comunidades rurais do município”, falou Thiago.

DIPML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artistas são convocados a "declarar seu amor" por Limoeiro. Falta a cidade corresponder a esse amor

  A Prefeitura Municipal de Limoeiro lançou a Mostra Cultural Virtual sobre Limoeiro, onde cada artista seja de qual área for, poderá se ins...