Foto de Jair Ferreira - posse de Ricardo Teobaldo no dia 01 de janeiro. |
Ricardo Teobaldo e Zé Nilton - antes aliados, agora adversários. |
Na área da política, tivemos um ano muito agitado e cheio de rompimentos e troca-troca partidários. Em Limoeiro, o prefeito Ricardo Teobaldo e o vice Thiago Cavalcanti tomaram posse, com 11 vereadores na base aliada e apenas dois de oposição. O vereador mais votado da eleição passada, Zé Félix, passou a ser o novo Presidente da Casa Professor Agripino de Almeida. Mas os problemas surgiriam logo em seguida. O vereador Zé Nilton, antes aliado de Ricardo, e na época, filiado ao PTB, passou a atacar a administração, apontando os erros da mesma. Zé Nilton desligou-se do grupo político de Ricardo e passou a apoiar deputado estadual Henrique Queiroz, que será candidato a reeleição no próximo ano. Pouco tempo depois, o vereador Bau da Capoeira também rompeu com a gestão ao declarar que não votaria em José Humberto (PTB) para deputado estadual.
Zé Nilton passou a apoiar Guerra e Henrique. |
Agora, com quatro na oposição e nove na situação, a prefeitura teria um pouco mais de dificuldades para aprovar projetos. Mas ainda viriam mais problemas. Ricardo Teobaldo anunciou em setembro a sua saída do PSDB e sua filiação ao PTB. Com isso, o deputado federal Sérgio Guerra, aliado de Ricardo há anos, desligou-se dele. Segundo alguns interlocutores, Sérgio ainda nutria esperanças de que Ricardo não saísse candidato a deputado federal em 2014 e tivesse o apoio dele. Com isso, o vereador Zé Nilton uniu-se a Sérgio Guerra e anunciou que o apoiará no próximo ano, fazendo uma dobradinha com Henrique Queiroz.
Ricardo Teobaldo saiu do PSDB e se filiou ao PTB em setembro. |
Zé Nilton se filiou ao Solidariedade em outubro. |
O vereador Zé Nilton também saiu do PTB e se filiou em outubro ao Solidariedade, novo partido fundado por Paulinho da Força e comandado em Pernambuco pelo deputado federal, ex-DEM Augusto Coutinho. No começo de novembro, outra novidade na política: o vereador Manoel do Sindicato rompeu com a administração. Mas o rompimento durou só pouco mais de um mês. Voltou para a base governista em dezembro.
No início de novembro, outro grande nome da política limoeirense, Joãozinho (PSB) anunciou quem apoiará para deputado federal: o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, seu correligionário. O anúncio foi feito durante evento no Colombo. Joãozinho ainda pode ser candidato a estadual.
Vice-prefeito saiu do PSDB e se filiou ao PROS. |
Por fim, o ano termina com mais uma novidade: o vice-prefeito Thiago Cavalcanti e mais os vereadores da base aliada, no total de nove, se filiaram ao PROS, algo jamais visto na história da cidade. Com essa nova composição, o PROS passa a ter 9 vereadores; DEM, 1 vereador; PP, 1 vereador; Solidariedade, 1 vereador; e PTB, 1 vereador.
A base governista perdeu o PSDB, que saiu das mãos do secretário de Saúde Orlando Jorge, e passou para as mãos de Gustavo Cavalcante, irmão de Zé Nilton. E ainda há uma incerteza quanto ao PT, que vive problemas internos. O blog LIMOEIRO NEWS chegou a abordar em uma matéria o problema relacionado aos dois partidos. O PSDB já tomou sua decisão, enquanto o PT é ainda uma incógnita.
Carlos Eduardo Pereira lançou Uma Breve História de Limoeiro |
Joaquim Avelino lançou o livro sobre INSS |
Nesse ano de 2013, na Literatura, Limoeiro assistiu ao lançamento de dois livros: em maio, foi lançado o livro UMA BREVE HISTÓRIA DE LIMOEIRO, de Carlos Pereira, grande sucesso de vendas. O livro conta a história do município desde o começo até aos dias atuais. Seis meses depois, Joaquim Avelino de Souza, grande e conceituado advogado, lançou o livro PREVIDENCIÁRIO INSS FÁCIL, onde tira várias dúvidas sobre INSS; São dois livros de grande utilidade e que o próprio blog LIMOEIRO NEWS recomenda aos que gostam de ler. Vale a pena.
Café Literário durante Fliporto em Olinda. |
Também no mundo da literatura, tivemos o crescimento do Café Literário. Escritores e poetas, além dos que amam Literatura, se reúnem todas as quintas à noite na Biblioteca Pública Municipal. O Café Literário trouxe a Limoeiro grandes eventos, como o Quinta do Conhecimento e o Poesia Agosto.
Valdenes Guilherme foi um dos blogueiros premiados pela AMAPAT. |
Nos esportes, passamos perto, batemos na trave. O Centro Limoeirense empolgou, empolgou. Contratou Carlinhos Bala e Rosembrick. Mas mais uma vez, em pleno ano do centenário, o Centro foi castigado. Após fazer bonito durante toda a primeira fase, no mata-mata, fez feio. Foi eliminado pelo time do Olinda, algo que revoltou a torcida. Alguns dias depois, houve até mesmo um ato de vandalismo na sede do clube. Fotos de ex-presidentes foram atiradas ao chão. Até quando? O Campeonato de 2014 já começou, e o Centro... FORA. Enquanto isso, a Copa da Juventude teve sua exta edição realizada, tendo como campeã a equipe da Cohab / Banorte.
VI Copa da Juventude realizada com sucesso. Cohab Banorte venceu o torneio. |
Kátia Rodrigues é a nova gerente da Rádio Jornal Limoeiro. |
Que tal irmos agora para o mundo do rádio? Esse ano, uma das grandes novidades do mundo radiofônico foi a contratação de Kátia Rodrigues para o cargo de gerente da emissora Rádio Jornal Limoeiro. O locutor Sérgio e Silva viveu esse ano indas e vindas por outras rádios, chegando até mesmo a tirar as férias de Carlos Alfeu, mas iniciou e terminou o ano na 107 FM. A Cultural FM continua no seu caminho de sucesso, com grandes nomes como Alfredo Neto, Gonçalves Filho, Lisa Melo, Jairo Vasconcelos e Sérgio Baracho. O destaque desse ano fica por conta do programa É Preciso Saber, comandado por Jotta Júnior, sucesso de público e de crítica.
Na área policial, Limoeiro andou sossegada sem homicídios, mas nesses últimos dias do ano, tivemos, infelizmente, alguns homicídios. Este ano também tivemos um estuprador que aterrorizou a cidade durante alguns dias, na metade do ano, e que foi preso na cidade de Carpina, após longa caça. No fim do ano, a sede da Prefeitura de Limoeiro foi alvo de arrombamento.
Até na tecnologia tivemos novidades. O Google Maps passou a mostrar a área territorial de Limoeiro, algo que antes não acontecia, só no Nokia Maps. Os cristãos evangélicos também ganharam um presente: A prefeitura assinou o decreto que instala o Dia da Bíblia, a ser comemorado anualmente no mês de dezembro. Esse ano, no dia 27 de dezembro, tivemos um show da cantora gospel Mariana Valadão.
Mariana Valadão encantou o público com suas canções gospel no último dia 27 |
Ivete Sangalo foi a grande atração do São João em Limoeiro em 2013. |
Houveram mudanças também na administração municipal. Com relação à equipe que tomou posse em 2013, três mudanças foram registradas: No primeiro escalão, Marcelo Gomes deixou a Secretaria de Administração e em seu lugar assumiu o vice-prefeito Thiago. Já na diretoria de Imprensa, saiu Alfredo Neto e entrou Erivaldo Carvalho. E no Limoprev, saiu José Xavier Quirino e entrou Virgínia Aquino. Esse ano, a Prefeitura inaugurou novas praças e calçou novas ruas. Algumas estão ainda em andamento. O secretário de Turismo, André Quirino, foi eleito o presidente da ASTUR-PE.
O que aconteceu em Recife se repetiu em Bom Jardim... |
Na região, foram registrados vários rompimentos políticos. Em Orobó, o vice Dui do Bujão rompeu com o prefeito Cléber Chaparral. Já em Bom Jardim, o prefeito Miguel afastou-se do ex-prefeito João Lira, seu ex-padrinho político. Em Carpina, o prefeito Carlinhos do Moinho rompeu com muitos daqueles que o ajudaram a se eleger em 2012, como o deputado estadual Antônio Moraes e a família Lapa.
Tivemos vários outros fatos relevantes. Mas qual a lição que 2013 deixa? O que aprendemos para acertarmos e não errarmos em 2014? Cabe uma reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário