quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

MENTIRAS E VERDADES HISTÓRICAS

Quando somos crianças, aprendemos nas aulas de História, tanto do Brasil quanto geral, certos fatos e mitos que nem sempre correspondem com a realidade. Aqui, vamos falar de alguns "mitos" e cada um tire sua própria conclusão se é certo ou errado:

1) PEDRO ÁLVARES CABRAL DESCOBRIU O BRASIL. - Aprendemos pequenos que o navegante português Pedro Álvares Cabral "descobriu" o Brasil. Mas dois fatos desmascaram essa afirmação: antes dele, dois navegadores espanhóis desmbarcaram em terras brasileiras, como por exemplo, Vicente Pizón e Diego de Lepe. Portanto, a glória do "descobrimento" deve caber a eles. Mesmo assim, o Brasil já era habitado por índios, que ao que afirmam algumas pesquisas, já povoaram nosso território em épocas pré-históricas.    

2) PRINCESA ISABEL LIBERTOU OS ESCRAVOS. - É verdade que a princesa Isabel tomou a decisão de assinar a lei, mas quem realmente merecia a glória pela abolição era o primeiro-ministro João Alfredo Correia de Oliveira (foto acima), que foi quem apresentou o projeto de lei para a libertação dos escravos, sendo aprovado e assinado pela princesa regente, que estava no lugar do seu pai, D. Pedro II, que estava se tratando na Europa.

3) HITLER NÃO FOI O ÚNICO CULPADO PELA II GUERRA MUNDIAL - Costuma-se culpar o ditador alemão Adolf Hitler pelo estouro da Segunda Guerra Mundial, mas a verdadeira culpa é dos países aliados, que deram corda para o ditador e humilharam a Alemanha. A França e a Inglaterra, embora fossem inimigas declaradas do ditador, deram moral e alimentaram ambições para ele, com a intenção de produzir um inimigo poderoso contra a comunista União Soviética. Além do mais, as humilhações impostas contra a Alemanha ao fim da primeira guerra preparou o caminho para que o fanatismo cego reinasse naquele país. Os governos democráticos não foram capazes de resolver os problemas econômicos e Hitler, com o seu nazismo, a Mussollini, com o seu facismo na Itália, acabaram ganhando espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...