domingo, 25 de dezembro de 2011

GALPÃO DAS ARTES GANHA PONTO DE MEMÓRIA

Galpão das Artes ganha um ponto de memória

 
A memória é trabalhada pelo Instituto Brasileiro de Museus de forma viva e dinâmica, como ferramenta de transformação social O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) anunciou a criação de mais 48 ‘‘Pontos de Memória'' para todo o território nacional, sendo cinco para Pernambuco.

E desses cinco, um foi para Limoeiro, para o Pontinho de Cultura Galpão das Artes.Para atender os diferentes grupos sociais do Brasil que não tiveram a oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) - em parceria com o ‘‘Programa Mais Cultura e Cultura Viva'', do Ministério da Cultura; com o ‘‘Programa Acional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci/Ministério da Justiça) e com a ‘‘Organização dos Estados Ibero-americanos'' (OEI) - apóia ações de memória em comunidades populares das cinco regiões do país, por meio do ‘‘Programa Pontos de Memória''.
 
Os ‘‘Pontos de Memória'' têm por concepção reconstruir e fortalecer a memória social e coletiva de comunidades, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores. Com metodologia participativa e dialógica, trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como ferramenta de transformação social. Em estágio pleno de desenvolvimento, os ‘‘Pontos'' são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais e os laços de pertencimento, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência.
 
Também são considerados espaços de referências nos territórios, por estarem associados a locais de riqueza histórica e cultural. Além disso, os ‘‘Pontos'' valorizam o protagonismo popular e concebem o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável. Ademais, entendem a memória como resultado de interações sociais e processos comunicacionais, os quais elegem aspectos do passado de acordo com as identidades e interesses dos componentes do grupo. 
 
Blog Coisas da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quinta-feira - 18/04/2024

  A menos que aconteça alguma hecatombe, será muito difícil no Recife o atual prefeito João Campos (PSB) não ser reeleito. E provavelmente n...