domingo, 25 de setembro de 2011

TEXTO: UM PREFEITO POLÊMICO

O texto de hoje é sobre atualmente uma das figuras mais controversas da política pernambucana: trata-se de Manoel Botafogo (PSDB), atual prefeito de Carpina;

O ex-pedreiro foi eleito prefeito em 2004, desbancando a família Lapa, que já vinha governando a cidade há anos. O povo carpinense colocou nas costas dele a responsabilidade de administrar a maior cidade da zona da Mata Norte do estado.

Entretanto, durante seu governo, Botafogo se envolveu em várias polêmicas. A mais conhecida delas foi em 2008, quando o radialista Dênis Araújo acusou o prefeito de tentativa de homicídio. O radialista, que fazia uma reportagem em frente à prefeitura, foi perseguido por Botafogo, armado com um facão.

O radialista entrevistava na ocasião integrantes dos sem-teto, que protestavam e queriam entrega das casas que tinham sido prometidas pelo prefeito.

"De repente o prefeito desceu do carro com um facão, correndo para me matar. Precisei correr cerca de 200 metros para não morrer e fui salvo por um moto-taxista que passava pelo local", contou o radialista.

Mas as polêmicas não param por aí. O mesmo Manoel Botafogo, que quando era oposição, criticava a família Lapa por querer mandar e desmandar não só em Carpina, mas em toda região, seguiu o mesmo caminho. Ao passo que ele se reelegeu prefeito de Carpina, lançou sua irmã Judite Botafogo (PSDB) para a prefeitura de Lagoa do Carro, eleição da qual ela saiu vitoriosa. Não obstante, Botafogo ainda lançou seu filho Botafogo Filho (PDT) para deputado estadual, que inclusive, aqui em Limoeiro, foi apoiado por Zé Higino.

Manoel Botafogo ainda comprou briga com Antônio Moraes, deputado estadual pelo PSDB, e com Jarbas Vasconcelos (PMDB), na época das eleições para governador em 2010. Botafogo foi um dos vários gestores municipais filiados ao PSDB (entre os quais, o próprio prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo), que declarou apoio ao governador Eduardo Campos, mesmo sua legenda integrando a coligação da candidatura de Jarbas Vasconcelos. Teriam havido até mesmo troca de farpas entre o gestor e o ex-governador, que na ocasião, até disse: "Botafogo tem todo o direito de apoiar o que quiser, desde que fale a verdade". Na época, Botafogo disse que Jarbas nada fizera por Carpina, enquanto o peemedebista se defendeu citando as obras de seu governo (1999-2006), que beneficiaram Carpina e região.

Mas parece que Botafogo acha pouco, pois ele acabou de se envolver em mais uma polêmica: Botafogo cedeu um terreno público para a construção de uma empresa que entre os sócios, está o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PSB). Os vereadores de oposição Marta Guerra (PMDB) e Charles Meira (PRB) entraram com representação no Ministério Público contra essa doação.

O vereador Cláudio do Gesso (PSDB), que é situacionista, respondeu aos oposicionistas da seguinte forma: "Tudo bem que ele não é santo. Mas só porque o cara é preto e pedreiro querem derrubá-lo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...