quarta-feira, 10 de julho de 2019

Conheça o município-mãe de Limoeiro

A cidade de Limoeiro, no próximo dia 27 de julho, estará completando 208 anos de existência. Mas que tal conhecer o município que nos deu origem? Pois é, trata-se de Igarassu, o mais antigo município de Pernambuco e um dos mais antigos do Brasil. Igarassu se localiza na Região Metropolitana do Recife, na Microrregião de Itamaracá, e fica a 27 quilômetros do Recife. Igarassu é também dos municípios mais antigos do Brasil, datando de 1564. O município foi o primeiro núcleo de povoamento português no Brasil, sendo lá também que se localiza a Igreja de São Cosme e São Damião, a igreja mais antiga do Brasil.

Igarassu limita-se ao norte com os municípios de Itaquitinga, Goiana, Itapissuma e Itamaracá, ao sul com Abreu e Lima, ao leste com o Oceano Atlântico,com Itamaracá e Paulista, e ao oeste com Araçoiaba e Tracunhaém. Tem 112.463 habitantes. 

Igarassu, em tempos remotos, no Século XVI, possuía terras que iam até o atual município de Santa Cruz do Capibaribe. Seus primeiros "filhos" foram Limoeiro e Paudalho. Em seguida, Nazaré da Mata também se desligou de Igarassu, e assim, Igarassu foi tendo seu território diminuído através de sucessivas emancipações. O mais recente filho de Igarassu é Araçoiaba, o "caçula", sendo Limoeiro e Paudalho os "primogênitos". 

Veja algumas fotos de Igarassu que foram encontradas na Internet. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quinta-feira - 18/04/2024

  A menos que aconteça alguma hecatombe, será muito difícil no Recife o atual prefeito João Campos (PSB) não ser reeleito. E provavelmente n...