quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Artistas das Paixões de Cristo pedem compaixão ao governo para receber cachês atrasados

Foto: Wellington Dantas/Divulgação
Foto: Wellington Dantas/Divulgação

Os atores, técnicos e produtores das Paixões de Cristo de Pernambuco realizarão protesto na manhã desta quarta-feira (4), na Boa Vista, em frente à sede da Fundarpe. De acordo com o Movimento Teatral de Pernambuco, o governo do estado, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe ainda não realizaram o pagamento referente às encenações da última Páscoa - em abril do ano passado. O edital do projeto Pernambuco das Paixões de 2016, divulgado em janeiro, prometeu destinar até R$ 340 mil para dez montagens cênicas.

De acordo com Pedro Dias, responsável pela Paixão de Cristo de Camaragibe, A Paixão dos Camarás, o atraso de mais de dez meses no pagamento configura "um descaso enorme do governo com a cultura pernambucana. É uma maldade". Diógenes Lima, da Paixão de Cristo de Paulista, Morte e Vida Nazareno, afirmou que os movimentos teatrais de Pernambuco planejam levar "um Judas e algumas cruzes" para o protesto. "É uma falta de respeito. Daqui a pouco completamos um ano sem nenhuma atitude do governo", disse.

Procurada pela reportagem do Viver, as assessorias de imprensa da Secult e da Fundarpe disseram que "os pagamentos não executados no exercício de 2016 estão em previsão de pagamento (PDs) e serão regularizados a partir da abertura do sistema da Secretaria da Fazenda", e que os cachês ainda não foram pagos por conta "da falta de liberação dos recursos". Além de Camaragibe e Paulista, os profissionais das Paixões de São Lourenço da Mata, Limoeiro, Bom Jardim, Recife, Amaraji, Sertânia e Floresta também seguem sem receber.


DIÁRIO DE PERNAMBUCO 

 http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2017/01/03/internas_viver,682822/paixao-de-cristo-pernambuco.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...