sábado, 11 de junho de 2016

O São João mais arretado acontece em Limoeiro!



Pamonha, canjica, pé de moleque, crianças brincando ao redor das fogueiras, fogos de artifícios colorindo o céu, tudo isso ao som da velha sanfona, triângulo e zabumba. Limoeiro se prepara para vivenciar um dos maiores festejos juninos de sua história. Uma das mais tradicionais festas populares terá grandes novidades nesta edição 2016. Dos dias 18 a 25 de Junho, a cidade será dividida em dois principais focos juninos: o polo da Tradição Junina, e o polo Multicultural.
E o arrasta-pé vai “correr solto” nas imediações da Praça da Bandeira, onde será montado a arena das quadrilhas, praça de alimentação e a cidade cenográfica. Uma das grandes novidades desse ano, será o resgate do São João da Rua da Alegria que servirá de palco para diversas atrações genuinamente da tradição junina e limoeirense. As mais contagiantes canções dos trios pé de serra, rodas de ciranda e o som alegre do coco, farão do local um grande arraiá que ninguém ficará de fora. E para quem gosta de diversão, a programação vai oferecer corrida de jerico, quebra panelas, pau de sebo, corrida com saco e diversas outras atrações, que prometem prender a atenção do público.
Já o polo multicultural será instalado, mais uma vez, no Parque de Exposições Doutor Ênio Guerra, às margens da PE-50 e receberá diversas atrações musicais de repercussão nacional. A exemplo de Luan Santana, Aviões do Forró e Wesley Safadão. Quem também vai animar essa grande festa são as bandas Gabriel Diniz, Jammil, As Coleguinhas, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e outros.
De acordo com o prefeito, Thiago Cavalcanti, esse ano o evento homenageará João Belarmino, mais conhecido como João do Boi Estrela, e o músico Adalberto Moreira (in memorian). E, também, contará com a participação de artistas da terra. “Os artistas locais terão espaço na programação principal e, também, vão estar em vários polos espalhados pela cidade e interior. Conseguimos essa grande festa, que será uma das maiores do Nordeste, através de articulações políticas, com recursos federais, além de patrocinadores. A previsão é que seja movimentado aproximadamente R$ 6 milhões no comércio de nossa cidade”, disse contente Thiago.

ZONA RURAL - A Prefeitura de Limoeiro vai garantir que os festejos também aconteçam na zona rural do município. Apoios de infraestrutura e atrações musicais serão espalhados pelas diversas comunidades e distritos, somando mais de 50 focos de animação. Se depender da gestão municipal, as antigas tradições populares serão mantidas e repassadas de geração para geração, a esse povo limoeirense que mantém sempre viva em seus corações a sua cultura nordestina.

ADALBERTO MOREIRA DOS SANTOS - nasceu na capital pernambucana, no dia 21 de fevereiro de 1921. E logo desde cedo, sempre demostrou paixão pela música, o que lhe rendeu o ingresso na Escola de Música do padre Cromácio Leão, aos nove anos de idade. A instituição localizada em Jaboatão dos Guararapes pertencia a Rede Ferroviária Federal, onde mais uma vez foi destaque, o “menino prodígio” – aos 12 anos, já fazia parte da Banda Musical da Ferroviária tocando seu inseparável saxofone.
Aos 20 anos, foi convidado pelo empresário Severino David para participar e reger a Banda de Música 25 de Setembro, em Limoeiro, zona do Agreste pernambucano. Sobre sua regência deixou seu legado na cidade, sempre mantendo a sua forma marcante e peculiar no conduzir de sua musicalidade. Marca essa, que foi também presente em diversos outros trabalhos nas Orquestras de Nelson Ferreira, José Menezes, Capiba e Zumba - todas de sua cidade natal.
Adalberto Moreira é considerado um dos maiores saxofonistas do Estado, sendo de sua composição os chorinhos “Ossinho da gata”, “Limoeiro de Madrugada” e “Sonoroso”.
De suas andanças conheceu Maria de Lourdes Pinto dos Santos, com a qual, apaixonadamente casou-se. Fruto desse grande amor nasceu 4 filhos: Marcos, Geraldo, Fernando e Carlos Pinto. Desde então, o saxofonista aprendeu a dividir o amor entre música e família.
No dia 20 de janeiro de 2001, Pernambuco perdia um dos seus filhos ilustres, enquanto acontecia a tradicional Festa de São Sebastião, no município de Limoeiro, festa essa que tanto gostava, Adalberto Moreira dormiu. Foi tocar seu sax com as estrelas do céu.
Pouco tempo depois da morte de Adalberto, seu filho Marcos Pinto junto com outros musicistas, cria um grupo de seresta em sua homenagem, que o rege até os dias atuais. O Grupo de Seresta Adalberto Moreira já se apresentou em diversas cidades, mantendo viva a mesma chama e criatividade musical do seu homenageado ilustre.

JOÃO DO BOI ESTRELA - O limoeirense João Bernardino de Oliveira, conhecido com o Sr. João do Boi Estrela, é um dos grandes nomes da cultura popular, em seus mais diversos segmentos, em especial a do Boi de Caboclinhos. Por meados dos anos 1970, foi brincante do Boi Leão (em Recife), na função de Calú (Burrinha), já em 1990, assumiu a presidência do Grêmio Recreativo Boi Estrela de Limoeiro, onde ocupou também a função de Mestre até o Carnaval de 2016.
Sempre aguerrido, João efetuava as funções de Aderecista, sendo responsável pelos belíssimos penachos e adereços com a quais o boi desfilava. Brincante e conhecedor das histórias e tradições culturais de raiz da cidade Princesa do Capibaribe, João do Boi Estrela, foi um dos fundadores da Associação Carnavalesca de Limoeiro – ACAL, no ano de 1997.
Participou das discursões para criação do Conselho de Política Cultural de Limoeiro em 2010, além de participar de eventos como: Festa de São Sebastião, Carnaval, Festa de Emancipação, São João, Pascoa, Natal e outras atividades do município e da região.
Seu trabalho é respeitado e reconhecido entre os brincantes do Boi de Caboclinho, além de perpetuar a importância do Boi Estrela, em Limoeiro e na região circunvizinha, João tem fomentado a continuidade dessa tradição. A agremiação Boi Estrela já conquistou diversos reconhecimentos e prêmios, a exemplo o seu bicampeonato do Carnaval de Limoeiro, em 2000.

--
Departamento de Imprensa 
Prefeitura Municipal de Limoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...