sábado, 11 de junho de 2016

Limoeiro é a quarta melhor do Estado no quesito transparência


Limoeiro é a quarta cidade melhor avaliada do estado de Pernambuco conforme o levantamento do Índice Nacional da Transparência do Ministério Público Federal (MPF), divulgado neste mês. O município obteve nota 8,8 e a primeira colocada, Recife, recebeu 10. A nota de Limoeiro também está superior à média do índice nacional, que é de 5,15, e maior do que a média do estado de Pernambuco, que é de 3,6.
A avaliação do MPF levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez. A análise foi feita nos portais da transparência dos 5.567 municípios e 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Segundo o Secretário Municipal de Administração, Bruno Nóbrega, o resultado mostra que Limoeiro vem cumprindo as exigências da legislação da transparência na divulgação de informações sobre o governo na internet, como, por exemplo, dados sobre convênios, contratos, repasses de verbas estaduais e municipais, licitações, despesas da Administração, entre outros. Além de disponibilizar os dados fiscais no portal da transparência, a Prefeitura também oferece um dos sites mais bem atualizados no quesito ações institucionais, além de fornecer alguns serviços de natureza contábil, a exemplo da nota fiscal eletrônica.
Já o chefe do executivo municipal, Thiago Cavalcanti, destacou que quando aumenta a transparência há, proporcionalmente, uma melhora nos procedimentos e decisões da Administração porque dá poder ao cidadão de cobrar o governo e defender seus interesses e os interesses da sua comunidade. “Com a transparência, o governo se estrutura para prestar informações e atender às demandas. A transparência empodera as pessoas à medida que elas têm acesso à informação e, com isso, a democracia em nossa cidade se torna mais efetiva. Fico feliz em saber que Limoeiro é destaque no proceder com o dinheiro público”, explicou o prefeito. 

--
Departamento de Imprensa 
Prefeitura Municipal de Limoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alemães presos por fazerem saudação nazista em frente à casa onde nasceu Hitler

  Quatro cidadãos alemães foram presos em Braunaum am Inn, na Áustria. Eles estavam prestando homenagens ao ditador Adolf Hitler, em frente ...