terça-feira, 10 de maio de 2016

Neste final de semana começa o Brasileirão 2016

Com o fim dos campeonatos estaduais e regionais, as atenções das equipes agora se voltam para o Campeonato Brasileiro que já começa no próximo final de semana. Pernambuco terá dois representantes na Série A (Sport e Santa Cruz), um na Série B (Náutico), um na Série C (Salgueiro) e dois na Série D (Central e América/PE).

O Santa Cruz, campeão do Nordeste e campeão pernambucano, terá que quebrar agora mais um tabu. O de conseguir se manter na Série A. Desde que começou o sistema de rebaixamento e acesso em 1988, o Tricolor não consegue passar dois anos seguidos na Série A. Em 1988, o Tricolor desceu e voltou em 1992, mas caiu de novo em 1993, voltando em 1999 e descendo em 2001 (vale ressaltar que não houve rebaixamento em 2000) a última "visita" do time coral na Série A foi em 2006. O técnico Milton Mendes, que faz um bom trabalho, tem tudo para vencer esse desafio de se manter na elite da competição.

Agora, o time volta suas atenções para a competição, onde espera não cair novamente no ano seguinte de sua subida, mas agora, passando bem mais tempo na Série A. A equipe deverá manter a base que venceu o regional e o estadual, para disputar o cansativo Brasileiro com 38 rodadas.

O Sport, que ficou com o vice-campeonato estadual, está em seu terceiro ano seguido disputando a Série A. O Leão, que tem no currículo um Brasileiro de 1987, também procura se manter entre os grandes. Ao que parece, a derrota no Estadual poderá não abalar o Leão da Ilha, como já aconteceu em tempos passados. Vale ressaltar que ano passado, o Sport não chegou sequer à final do Estadual, mas foi sexto lugar no Brasileirão, fazendo sua melhor campanha na era dos pontos corridos, chegando inclusive a liderar o Brasileiro em algumas rodadas. O técnico Oswaldo de Oliveira tem dado uma cara ao time, e a torcida rubro-negra tem aprovado a performance do time nos últimos jogos, mesmo com a perda do título. O time, inclusive, saiu aplaudido no final do jogo. Mas o Sport tem grande desafio para o Brasileiro. Nos últimos dez anos, essa é a sétima participação do Leão na elite.

O Náutico, na Série B, amarga o fato de ser o único dos três fora da elite. Sem levantar um título há doze anos, o Timbu tenta retomar seus caminhos de glória. Mas se no estadual, o Náutico tem tido insucessos um atrás do outro, pelo menos no Brasileiro, o alvirrubro tem o que comemorar. Após passar 12 anos fora da elite, o Náutico já contabilizou dois acessos (2006 e 2011). Nos últimos dez anos, foram cinco presenças na Série A. No ano passado, o Timbu ficou muito próximo de acompanhar o Santa na subida, mas ficou no meio do caminho. O técnico Alexandre Gallo terá um grande desafio pela frente, em um campeonato que de novo conta com a presença de um grande, o Vasco.

O Salgueiro, que está na Série C, tem se destacado na sua participação nas competições, tanto estadual como nacional - chegou a participar da Segundona em 2011 - e tenta mais uma vez se firmar como a quarta força do estado.

Na Série D, estão dois times tradicionais de Pernambuco: Central e América. O Central, considerado o clube mais tradicional e de maior torcida do interior de Pernambuco, contabiliza um vice-campeonato estadual em 2007. A Patativa se reforça para disputar a Série D, após uma campanha péssima no Hexagonal do Título. O América, seis vezes campeão pernambucano, também tenta ressurgir no cenário estadual e nacional. O Periquito, para se ter uma ideia, era o maior rival do Sport nos primeiros anos do Pernambucano, antes que Náutico e Santa Cruz ganhassem seus primeiros títulos na década de 30. 

Assim como fez em 2015, o blog LIMOEIRO NEWS estará acompanhando o Nacional das quatro divisões rodada a rodada, sempre destacando as partidas com a participação dos times pernambucanos. Sonhar não é impossível: mas se Sport e Santa Cruz se manterem na elite e o Náutico conseguir o acesso para a Série A, em 2017, os três disputariam juntos a elite após 24 anos. A última vez que o Leão, o Timbu e a Cobra Coral disputaram juntos a elite foi em 1993. De lá pra cá, apenas participação de um ou dois dos três grandes da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alemães presos por fazerem saudação nazista em frente à casa onde nasceu Hitler

  Quatro cidadãos alemães foram presos em Braunaum am Inn, na Áustria. Eles estavam prestando homenagens ao ditador Adolf Hitler, em frente ...