sexta-feira, 27 de julho de 2018

Hoje é o verdadeiro dia do aniversário de Limoeiro

O título da matéria acima pode parecer chocante, uma vez que os limoeirenses costumam comemorar a emancipação política no dia 06 de abril, com direito a feriado, inclusive. Mas um erro histórico levou a isso. Na realidade, Limoeiro está completando 207 anos na data de hoje. Foi nesse dia que Limoeiro foi elevada á categoria de município juntamente com Vitória de Santo Antão, Paudalho e Cabo de Santo Agostinho.

Mas o que significa afinal o 06 DE ABRIL? Foi nessa data, em 1893, que Limoeiro recebeu seu primeiro prefeito, Comendador Pestana. É que os municípios que já eram emancipados começaram a receber seus prefeitos nesse período, após a proclamação da República, ocorrida em 1889.

Como bem atesta o doutor Barbosa, a idade errônea que pensamos que Limoeiro tem (125 anos) leva-nos a uma contramão na História, pois dois municípios que pertenceram a Limoeiro, Bom Jardim tem 148 anos, e Taquaritinga do Norte tem 131 anos. Não pode o município que lhes deu origem ter apenas 125 anos. O correto é que tem 207 anos.

Esperamos que um dia esse erro histórico possa ser corrigido. O 6 de abril pode sim, ser lembrado com alguma importância, mas que realmente, se saiba que a verdadeira data de emancipação política de Limoeiro é dia 27 de julho! Em Caruaru, por exemplo, se comemora lá a emancipação com feriado (18 de maio de 1857), mas sendo que o dia em que Caruaru recebeu seu primeiro prefeito foi dia 01 de março de 1893, sendo que nessa data, há sim uma relembrança, mas sem ser feriado.

PARABÉNS, LIMOEIRO, PELOS SEUS 207 ANOS DE EXISTÊNCIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...