terça-feira, 18 de abril de 2017

STF decide: Sport é o único campeão brasileiro de 1987

Na tarde de hoje, o Supremo Tribunal Federal (STF), por 3 votos a 1, decidiu: Sport Clube do Recife é o único campeão brasileiro do ano de 1987. A última instância rejeitou recurso do Clube de Regatas Flamengo, que queria ser reconhecido campeão ao lado do Leão pernambucano. Os rubro-negros pernambucanos comemoraram bastante o resultado do julgamento.

O resultado também envolve uma antiga disputa da Taça das Bolinhas, entre Flamengo e São Paulo. A CBF lançou a referida taça em 1975, anunciando que daria a posse definitiva dela ao time que fosse tri-campeão de forma consecutiva ou penta, mesmo alternadamente. O São Paulo se tornou penta em 2007, mas o Flamengo pediu a taça, pois se 1987 fosse colocado na conta do rubro-negro carioca, ele teria direito à Taça desde 1992, quando teria sido penta. Mas na verdade, ele foi apenas tetra naquele ano e o São Paulo é o dono da referida Taça.

Os ministros Marco Aurélio de Melo, Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso foram os que votaram, sendo que apenas Barroso defendeu a divisão do título.

Fim? O Fla pretende ir à Corte Arbitral do Esporte (CAS, em inglês), na Suíça.

ENTENDA O CASO

No ano de 1987, os treze maiores clubes do Brasil (Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia) decidiram formar o Clube dos 13 e organizar um campeonato por conta própria. Foram 16 equipes na chamada Copa União, que também contou com a presença de Goiás, Santa Cruz e Coritiba.

Mas outros clubes excluídos - inclusive o então vice-campeão Guarani - protestaram firmemente contra as exclusões, usadas sem critérios técnicos. A CBF decidiu organizar o Módulo Amarelo, com a presença de Guarani, Sport, Náutico, Atlético Paranaense, Vitória, Bangu, entre outros. O América/RJ, insatisfeito com sua exclusão do Módulo Verde, decidiu cair fora.

Foi proposto um cruzamento, onde os dois melhores de cada módulo fariam um quadrangular para definir o campeão. O acordo foi assinado, e o campeonato foi realizado. O Sport venceu o Módulo Amarelo, passando por times como Bangu (vice-campeão brasileiro de 1985) e Guarani, na final. Já o Flamengo venceu o Módulo Amarelo e o Internacional foi vice. Entretanto, Flamengo e Internacional se recusaram a participar do quadrangular, e Sport e Guarani venceram por WO, fazendo a final já no começo de 1988. Sport foi o campeão, e ao lado do Bugre campineiro, representou o Brasil na Taça Libertadores da América de 1988. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...